Nosso Blog

3 formas de melhorar a Experiência do Cliente no seu PDV

3 formas de melhorar a Experiência do Cliente no seu PDV

Os consumidores atuais estão cada dia mais exigentes com os produtos, serviços e marcas. Pensando nisso, é importante que as empresas de varejo usem estratégias para melhorar a experiência do cliente.

Afinal, é com foco na experiência do cliente que as marcas podem atrair mais consumidores, fidelizá-los e aumentar a lucratividade. Portanto, toda e qualquer decisão tomada – com ou sem ajuda de um ERP para varejo – no PDV pode impactar nas vendas.

Por isso, vale você conhecer algumas formas de melhorar a experiência do seu consumidor no PDV (ponto de venda) para elevar as vendas e se destacar da concorrência! 

O que é experiência do cliente?

Antes de tudo, você precisa compreender melhor o que é a experiência do cliente. Porque isso abrange diversos fatores, que vão muito além do produto e do preço. 

A experiência do cliente pode, então, começar no atendimento online que sua empresa oferece quando seu consumidor busca mais informações sobre seus produtos ou serviços. 

Além disso, a experiência do consumidor no PDV também passa pelo layout da loja, pelas cores e aromas. 

Até mesmo o modo como os produtos estão dispostos nas prateleiras interfere na experiência, criando uma boa ou uma péssima impressão. 

Experiência do consumidor no PDV: como isso pode gerar lucros?

Você sabia que 25% das vendas são perdidas por práticas inadequadas no Ponto de Venda? 

De acordo com uma pesquisa da National Retail Federation, divulgada este ano pelo Portal Administradores, 25% das vendas são perdidas no ponto de vendas. 

E sabe por quê? O motivo são as práticas inadequadas utilizadas pelas lojas. Por outro lado, se o seu estabelecimento tem um planejamento bem consolidado e voltado à experiência do consumidor, poderá aumentar sua receita anual em até 10x.

Mas se você não sabe quais práticas adotar no seu negócio, temos 3 sugestões!

Entenda quem são seus clientes

A primeira etapa na construção de uma boa experiência para o consumidor é o entendimento de quem são seus clientes. Assim, no momento em que sua empresa identifica as necessidades e desejos dos clientes, fica mais fácil criar uma conexão com eles. 

Uma maneira de fazer isso é segmentar seus clientes e criar personas (ou perfis de clientes). Tente dar a cada pessoa um nome e uma personalidade. 

Por exemplo: Jéssica tem 38 anos, gosta de novas tecnologias, ama pets e tem uma vida muito ativa nas redes sociais. 

Ao criar personas, sua equipe de suporte ao cliente pode reconhecer quem eles são e entendê-los melhor. Esse é também um passo importante para centralizar os processos do seu negócio no cliente. 

Crie um ambiente atrativo (online ou offline)

Se você tem uma loja física, pense em tornar esse espaço o mais bonito e confortável para receber seus consumidores. A decoração faz parte do processo de conquista do consumidor. 

Portanto, pense nas cores que vai utilizar nas paredes, pense na iluminação e nos demais itens que compõem o cenário. 

No caso das lojas online, a experiência do consumidor envolve a navegação rápida pelas páginas do website. Além disso, conta, igualmente, a possibilidade de fazer compras de forma intuitiva e segura. 

Conte com a tecnologia implementando um ERP para varejo

A tecnologia é uma forte aliada na busca por melhorias quanto à experiência do seu cliente em seu ponto de venda. Sobretudo porque um ERP de varejo permite que você tenha uma melhor visão do seu negócio. E, assim, possa tomar as decisões certas sobre:

  • Compra de produtos que atendem às necessidades dos clientes;
  • Análise de descontos em períodos sazonais;
  • Melhora na comunicação com seu cliente ao aproveitar o banco de dados existente no ERP de varejo e muito mais! 

Modernize sua empresa com um ERP de varejo eficiente como o desenvolvido pela WBA e aumente sua lucratividade com base em clientes mais satisfeitos. Fale conosco e veja como o nosso software pode te ajudar nisso! 

Acompanhe todas as novidades pelo nosso Instagram https://www.instagram.com/wbagestao/

Quer ver mais artigos como esse?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp