Nosso Blog

4 vantagens da tomada de decisão baseada em dados

4 vantagens da tomada de decisão baseada em dados

Algumas vezes você já tomou decisões em sua vida pessoal sem analisar os fatos, e acabou errando nas ações seguintes? Pois é… Isso também acontece nas empresas quando os gestores tomam decisões na gestão de varejo sem utilizar dados e informações sobre os negócios.   

A coleta e a análise de dados por meio de um ERP de varejo são passos importantes para os gestores. Principalmente para aqueles que querem ser mais assertivos nas escolhas e estratégias adotadas na administração empresarial. 

Assim, você economiza tempo e dinheiro, evitando investir esses bens preciosos em ações que em nada vão contribuir no crescimento do varejo. 

Mas se você quer entender melhor as vantagens da tomada de decisão baseada em dados, acompanhe a leitura deste post!

Melhoria Contínua

Uma vantagem da tomada de decisões com base em dados é que isso promove grandes melhorias no local de trabalho. Ao coletar e analisar dados de performance, as empresas podem identificar falhas na gestão e implementar mudanças estratégicas.

Além disso, podem monitorar métricas vitais em todos os departamentos, o que permite saber qual setor produz mais e melhor. E isso, de fato, melhora o desempenho geral e a eficiência de uma empresa.

Aumenta a produtividade

Um dos maiores focos de toda e qualquer empresa é aumentar a produtividade, uma vez que isso se reflete nos lucros dos negócios. O desempenho dos colaboradores certamente conta muito para isso, devendo ser observado de perto.

A solução, então, é contar com dados e informações de todos os setores e operações em uma única plataforma – normalmente um ERP. 

Isso facilita a análise conjunta de dados e possibilita descobrir quais fatores afetam no desempenho das equipes. 

Maior transparência e responsabilidade na gestão de varejo

Outro benefício da tomada de decisão, é que ela leva a uma maior transparência e responsabilidade para todas as empresas. 

Quanto mais informações você tiver sobre o seu negócio, mais condições terá de formular políticas de gestão precisas e efetivas. 

Por consequência, as políticas eficientes de gestão de varejo ajudam a empresa a lidar com ameaças e riscos do mercado. Assim, seu negócio estará mais preparado para lidar com concorrentes, ameaças econômicas externas, além de outros fatores. 

No aspecto transparência, a tomada de decisão baseada em dados garante que todas as informações sejam priorizadas, os objetivos sejam concretos e os resultados gerais sejam medidos com frequência. 

Redução de custos 

Sem as informações de que necessita sobre o seu varejo, como poderá criar as ações e estratégias corretas, de acordo com os objetivos do negócio? Não que isso seja impossível, mas as chances de estar apostando nas estratégias erradas são grandes.

As ações planejadas no “achismo”, sobretudo, causam enormes prejuízos para o caixa da empresa. Algo que seria facilmente evitado se as decisões tomadas fossem pautadas em dados analisados anteriormente.

Por isso, as empresas que se destacam por serem mais lucrativas e eficientes são as que utilizam um ERP de varejo e que usam os dados em seu favor. 

Porque, além de conseguirem obter aumento nos lucros, elas também reduzem custos e investem os recursos poupados em novas áreas, equipamentos, produtos e mão de obra. 

Viu como pode ser benéfico gerenciar sua empresa com ajuda de dados e informações relevantes? Torne o seu negócio de varejo mais forte a cada dia apostando na tecnologia e nas vantagens que um ERP para varejo pode oferecer. 

Entre em contato com os nossos consultores e conheça o software Storeware! 

Acompanhe todas as novidades pelo nosso Instagram https://www.instagram.com/wbagestao/

Quer ver mais artigos como esse?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp