Nosso Blog

5 erros financeiros que você está cometendo na sua loja

Muitas vezes, a dificuldade em expandir seu negócio e aumentar sua margem de lucro é um obstáculo que pode ser resolvido com pequenas mudanças de gestão empresarial. Pensando nisso, separamos 5 erros financeiros que você está cometendo na sua loja.

Será que você está cometendo algum deles na sua loja? Confira!

1. Não realizar um bom controle financeiro

Esse é um equívoco clássico de boa parcela dos empreendedores, principalmente os de primeira viagem. No entanto, esse erro administrativo pode custar caro.

Manter um controle mensal rigoroso das finanças é um passo básico para garantir que a sua loja cresça, se expanda, e tenha uma vida longeva, de muito sucesso.

Entre os pontos básicos que devem constar em qualquer controle, estão:

  • Contas a pagar e a receber;
  • Gastos fixos (aqueles que nunca mudam de valor, como aluguel e salário dos funcionários, por exemplo);
  • Gastos variáveis (como o nome sugere, aqueles que variam, por exemplo, o estoque de determinada marca de ração para gatos, que varia de acordo com o fluxo de vendas);
  • Fluxo de caixa;
  • Previsão de receita.

Hoje, existem softwares no mercado que podem te ajudar a otimizar essa tarefa.

2. Não manter um controle analítico do seu estoque

Já que mencionamos os gastos variáveis no tópico anterior, vale abordar outro erro clássico: a gestão de estoque.

É essencial observar os hábitos de consumo da sua clientela para entender melhor como administrar os volumes adquiridos para reabastecer as prateleiras da sua loja.

Talvez determinada marca de tapetes higiênicos seja considerada uma aposta certeira, mas não tenha tanto apelo com os seus clientes, por exemplo. Nesse caso, o estoque adquirido na próxima leva poderia ser um pouco menor. Esse é o tipo de nuance que só pode ser percebido com controle e observação rigorosa.

3. Não ter um plano de negócios bem estruturado

Qualquer boa consultoria ou tutorial de qualidade sobre os primeiros passos para abrir o próprio negócio com certeza contará com o seguinte conselho: não menospreze a importância do plano de negócios.

Muitos empreendedores acabam achando que a elaboração do documento é dispensável. Contudo, é o plano de negócios que irá definir toda a logística da sua loja, bem como detectar todos os pontos fortes e dificuldades iniciais que poderão ser enfrentados.

4. Misturar as contas pessoais com as despesas da empresa

Tirar um dinheirinho do caixa da empresa para quitar uma dívida pessoal ou usar uma quantia da sua própria conta corrente para suprir uma necessidade da loja pode parecer medidas emergenciais inofensivas, principalmente se os valores movimentados são pequenos. Contudo, esse caminho é perigoso.

Isso porque, quando se mistura suas finanças com a do seu negócio, fica muito fácil perder o controle. Detectar lucros e prejuízos se torna uma operação muito delicada, para não dizer impossível, quando você perde a possibilidade de mapear a origem do dinheiro em caixa. Tome cuidado!

5. Desprezar a importância de habilidades gerenciais

Saber tudo sobre o seu nicho de atuação é muito importante. Contudo, para gerir um negócio, também é fundamental desenvolver noções gerenciais e administrativas.

Não hesite em abraçar cursos ou fazer parcerias e até mesmo sociedade com alguma pessoa de confiança que possa te auxiliar nessa empreitada. Além disso, contar com um bom sistema de gestão é essencial.

Estes foram os 5 erros financeiros que você está cometendo na sua loja, que separamos para vocês. Gostou das dicas? Quer colocá-las em prática, mas ainda não sabe muito bem de que maneira fazer isso?

Entre em contato conosco agora mesmo pelo whatsapp e tire todas as suas dúvidas! Teremos prazer em te ajudar nessa nova fase do seu negócio.

Veja mais nos artigos abaixo:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp