Nosso Blog

5 sinais de que sua empresa precisa e um sistema ERP de varejo

5 sinais de que sua empresa precisa e um sistema ERP de varejo

Diariamente, você, gestor, e seus colaboradores precisam dar conta de uma rotina bastante corrida no trabalho, certo? Este cenário é comum a todas as empresas que almejam o crescimento e querem ser mais competitivas. Mas em meio a tantos desafios e oportunidades, já refletiu sobre a necessidade de implementar um sistema ERP de varejo nos negócios?

Um sistema ERP de varejo pode te ajudar a tomar as melhores decisões para fortalecer sua empresa e colocá-la nos trilhos. Mas como saber se é a hora de buscar um ERP de gestão de varejo para a sua empresa?

Existem, pelo menos, cinco indicadores dessa necessidade, e você vai conhecê-las neste artigo! 

ERP, o que é isso?

ERP já é uma sigla muito conhecida no mundo corporativo, contudo, não nos custa explicar melhor o que é isso. Em resumo, “ERP” significa Enterprise Resource Planning, ou Gestão de Recursos Empresariais.

É um software ou plataforma com recursos e ferramentas que permitem integrar departamentos, automatizar tarefas, processos e tornar a gestão mais prática.

Além disso, o ERP de varejo guarda informações e facilita a produção de relatórios gerenciais fundamentais para o seu negócio. Assim, você poderá avaliar o volume de pedidos, de vendas, entre outras coisas.

Como sei que é o momento de ter um sistema ERP de varejo em minha empresa?

Não espere o universo mandar sinais de que você precisa adotar um software ERP de gestão em sua empresa. Portanto, fique atento a certos acontecimentos de rotina e aos desafios que geram grandes problemas administrativos. 

Selecionamos 5 desses desafios: 

Sua empresa utiliza diferentes planilhas de controles

O departamento de venda, marketing, atendimento ao cliente, entre outros, utilizam planilhas ou sistemas distintos? De fato, isso é um grande problema, pois oferece riscos de erros e falta de dados. 

Afinal, é preciso que todos se lembrem de fazer atualizações constantes conforme ocorre uma venda, um pedido, a entrada de um novo cliente, etc. 

O ideal, portanto, é que tudo seja unificado em um único sistema de gestão integrada, com informações compartilhadas e atualizadas em tempo real. 

Dificuldade na recuperação de informações necessárias

Se alguém perguntar qual é a margem média de vendas do seu negócio, quanto tempo você acha que vai demorar para responder a essa pergunta?

E se alguém perguntar sobre os KPIs e outras métricas complicadas, como: vendas até determinada data ou o volume de pedidos por dia?

Mais uma vez, sua empresa não pode depender de sistemas em silos, que exigem monitoramento e atualizações constantes. Porque é bem provável que leve muito tempo antes de encontrar as respostas que procura.

Um sistema ERP, então, oferece uma visão holística de toda a operação do negócio, não importa quando você precisa. Desse modo, toda a equipe pode acessar os dados corretos e no momento certo para tomar as melhores decisões. 

Equipes com baixa produtividade

A desmotivação dos colaboradores, por vezes, leva a uma perda de produtividade. Mas esse sinal não significa, necessariamente, uma menor motivação no trabalho.

Às vezes, eles apenas precisam contar com ferramentas tecnológicas que lhes dêem suporte e agilidade no trabalho. Com um ERP, por exemplo, podem otimizar tempo e maximizar sua produção, automatizando tarefas simples, mas que tomam tempo quando feitas manualmente. 

Essa vantagem de contar com um sistema de gestão também é interessante porque “libera” os colaboradores para atividades mais estratégicas para a empresa.  

Contabilidade complexa

Em qualquer empresa, a contabilidade é o primeiro departamento que mais se beneficia com um software ERP como o Storeware, da WBAGestão.

Os dias de pedidos de vendas e faturas em papel acabaram. Sendo assim, não faz sentido trabalhar horas todos os dias transferindo dados manualmente do papel para um sistema online. 

O tempo gasto nessas tarefas é certamente inútil e resulta em uma perda considerável de produtividade e negócios perdidos.

Um sistema ERP pode realizar operações em segundos. Então, pense no tempo que uma empresa economiza colocando a contabilidade no piloto automático e usando o tempo livre para tarefas mais produtivas.

Dificuldade em gerenciar consumidores

Os clientes cadastrados em um banco de dados oferecem informações muito úteis para que sua empresa, crie campanhas de marketing efetivas. 

Além disso, são informações e dados que também possibilitam a adoção de ações mais assertivas no atendimento pós-vendas. 

No entanto, sem uma ferramenta ágil e eficiente, os dados sensíveis ficam desorganizados e mal aproveitados. 

Pense em tudo isso e avalie o cenário atual da sua empresa. Todos esses “sintomas” fazem parte do seu cotidiano? Se sim, vale a pena conhecer o nosso software Storeware, um ERP para varejo que vai transformar a gestão do seu negócio para melhor! 

Acompanhe todas as novidades pelo nosso Instagram https://www.instagram.com/wbagestao/

Quer ver mais artigos como esse?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp