Nosso Blog

5 dicas de como escolher e implementar o melhor ERP para varejo

A gestão de uma loja, seja ela física ou online inclui muitas tarefas importantes, dentre elas, o controle de caixa e o controle de estoque.

São atividades que exigem tempo e análise, pois geram impactos nas operações e processos do seu negócio. 

Além disso, para que os gestores possam tomar decisões de forma rápida e assertiva, o ideal é que esses e outros controles sejam feitos de forma automatizada.

Então, a solução é a escolha e a implantação de um ERP para varejo

Contudo, veja neste post da WBAGestão, como escolher e implantar o melhor ERP para varejo e tirar o melhor proveito do software!

Critérios para escolher e implementar um ERP para varejo

A seleção de um software de gestão ERP para o seu negócio é uma das decisões mais críticas para a sua empresa.

Afinal, a implantação de um ERP tem um custo, e também requer tempo e investimento de recursos para funcionar.

Diante disso, com base em nossa ampla experiência em implantações de ERP bem-sucedidas, listamos 5 dicas para facilitar a escolha. Veja:

Avaliação das necessidades da empresa

É importante começar pela avaliação das necessidades da sua empresa possui.

Afinal, existem muitas soluções disponíveis no mercado, e cada uma delas conta com recursos e funcionalidades gerais e específicas, de modo a atender cada segmento. 

Portanto, crie uma lista de requisitos antes de buscar pelo software ideal para as demandas do seu varejo. 

Personalização e integração

Conforme já falamos, muitos dos sistemas oferecidos no mercado apresentam funcionalidades similares. 

Mas se a sua empresa tem processos específicos, então o ideal é que a solução escolhida possa ser personalizada e de fácil integração com outras plataformas.

Essa exigência é muito comum no caso de varejistas que vendem por diversos canais de relacionamento. Ou seja, imagine que você tem uma loja física, uma loja online e ainda fornece produtos em marketplaces.

O melhor modo de fixar todos os canais de venda e realizar o controle de estoque é tendo um ERP com hub de integração com todos os marketplaces.

Esse é o caso do ERP para varejo projetado pela WBAGestão

Veja também: Descubra como o ERP na sua loja virtual, pode ajudar a crescer

Avaliação da tecnologia oferecida

É importante avaliar a tecnologia oferecida, mas o sistema contratado se mantém em constantes atualizações? Segue as tendências tecnológicas e fiscais da atualidade?

Leve isso em conta no planejamento do seu negócio. 

Avaliação dos recursos oferecidos pelo ERP para varejo

Um sistema realmente eficiente deve disponibilizar amplos recursos e funcionalidades, que vão além do controle de caixa e do controle de estoque.

O sistema ERP da WBAGestão, por exemplo, promove diversas funcionalidades:

  • Módulo supervisor: Este módulo reúne todas as informações de vendas dos caixas. Com isso, você pode ter uma visão maior e uma análise completa de vendas, movimentação total do caixa e cadastros de produtos;
  • Módulo de controle de estoque, que permite um controle efetivo dos produtos, facilitando o planejamento das vendas e ações de marketing em relação a produtos com venda frequente e produtos sazonais;
  • PDV – Frente de Caixa: uma solução para frente de loja que atende às demandas dos varejistas de diferentes segmentos  portes;
  • Módulo financeiro: total facilidade na gestão financeira em tarefas como contas a pagar e receber, integração bancária, relatórios, previsões de receitas e despesas, etc;

Todos esses recursos e ferramentas são encontrados no ERP para Varejo da WBAGestão, uma solução prática e eficiente para os negócios. Sendo assim, com o nosso sistema, sua empresa ganha agilidade, produtividade e competitividade.

A WBAGestão pode ajudar a melhorar sua gestão empresarial em 2021. Fale com a nossa equipe pelo site e siga as nossas redes sociais!

Veja mais artigos como esse

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp