A administração eficiente de uma loja pet abrange vários cuidados, incluindo o controle de estoque e a escolha ideal dos produtos para pet shop. Então, como você está selecionando seu mix de produtos?
Esse aspecto é importante a fim de garantir a atração de clientes, a fidelização deles e o aumento das vendas.
Por isso, ao montar sua loja física ou online, mantenha o foco na seleção dos fornecedores e dos produtos com maior potencial de vendas.
Mas se você não sabe por onde começar a criar seu catálogo e produtos para pet shop, preparamos algumas dicas para você. Confira!
O que é mix de produtos?
Antes de tudo, é importante entender o que é um de mix de produtos. Um mix de produtos interessante para qualquer loja pet é aquele que conta com grande variedade de itens.
E quando falamos de “variedade”, estamos abordando questões como:
- Modelos de um mesmo produto; com cores e tamanhos diferentes.
- Produtos de uma mesma categoria, mas com faixas de preços diferenciadas – para os públicos A, B, C e outros.
Além disso, para que você possa criar um mix de produtos ideal, é necessário que você conheça o seu público.Entender o que eles gostam e o que consomem no seu dia a dia, facilita na hora de criar estratégias mais assertivas.
Por que é importante definir com assertividade o mix de produtos para pet shop?
Aqui a resposta é bem simples. Primeiro, porque sua loja pet garante a oferta dos produtos que os clientes procuram. Além disso, seu comércio físico ou online previne possíveis rupturas de estoque, reduzindo os riscos de prejuízos.
Outro benefício do mix de produtos correto é a manutenção de um giro de estoque mais eficiente. Logo, isso impede que vários itens fiquem “encalhados” por muito tempo.
3 dicas para escolher os produtos do seu pet shop
Controle de estoque
O controle de estoque é uma medida importante na gestão do seu pet shop. Afinal, é controlando o estoque diariamente que você consegue definir quais produtos têm maior ou menor demanda.
O controle de estoque manual pode ajudar, mas prefira ter a ajuda de um sistema de gestão pet como o Storepet. Esse software permite gerir seu estoque de forma automatizada.
Assim, conforme as vendas acontecem, as baixas no estoque são automáticas e em tempo real.
Divisão dos produtos por categorias
Seu pet shop físico ou online pode receber a visita de público das classes sociais mais diversificadas. Enquanto uns procuram produtos econômicos, outros compram apenas itens Premium.
Portanto, pense nisso como uma estratégia para compor o mix de produtos do seu estabelecimento. É igualmente importante criar categorias de acessórios para pets, rações, cosméticos e outros itens que pesquisar.
Faça pesquisas de satisfação com os clientes
Faça pesquisas com seus clientes (tutores). A opinião deles é muito relevante e vai te ajudar a montar um mix de produtos com alta demanda e poucos riscos de estoque parado.
Essas dicas foram úteis para você? Esperamos que sim! Para ficar por dentro de mais novidades e tendências do segmento pet shop, acompanhe o blog da WBAGestão e siga os nossos perfis nas redes sociais!