fbpx

Nosso Blog

Como recuperar seu varejo em uma crise financeira?

crise financeira

Nunca se sabe quando uma crise financeira vai bater à porta da sua loja. Por mais que a gestão de varejo pareça estar correta, situações de crise acontecem pelos mais variados fatores, por exemplo, a pandemia vivida desde março do ano passado.

Então, é melhor estar sempre prevenido com um planejamento empresarial que aborda os possíveis desafios futuros. 

Mas se a sua empresa já está em um momento de crise, veja algumas formas de superar os problemas e voltar a ter uma empresa crescendo com solidez! 

Pare, pense e reveja seu planejamento empresarial

Se a sua loja está na turbulência e encontra dificuldades de administração, reveja seu planejamento empresarial. Talvez você perceba que algumas ações e estratégias não foram seguidas à risca na gestão da sua loja. 

De fato, quando planejamos algo e depois abandonamos esse planejamento, muita coisa pode começar a dar errado. 

Afinal, você se perde das instruções estabelecidas anteriormente. Logo, passa a administrar seu varejo sem rumo e sem ações definidas. 

Busque seus fornecedores para renegociar dívidas

Primeiramente, faça um levantamento das dívidas e pagamentos que tem pendentes com seus fornecedores. 

Em seguida, procure cada um deles para tentar negociar descontos e possibilidades de novos parcelamentos. 

Mas é importante, sobretudo, dar atenção ao contrato que seu varejo tem formalizado com cada um dos fornecedores. Afinal, pode haver cláusulas no contrato que falam sobre multas e juros nos atrasos de pagamentos. 

Avalie seu fluxo de caixa continuamente

Por vezes, as crises financeiras empresariais começam no descontrole dos donos em relação ao fluxo de caixa. Ou seja, os gestores não sabem quanto dinheiro entra ou sai da loja diariamente.

Ou pior ainda: vivem retirando dinheiro do caixa – que é para manter os negócios – para pagar as suas despesas pessoais. E misturar dinheiro da empresa com o dos sócios sempre dá errado!

Além disso, a análise do fluxo de caixa é mais fácil quando o varejo utiliza um ERP de varejo, por exemplo, o Storeware. 

Com o ERP de varejo, você ou seus funcionários tenham rapidamente relatórios gerenciais que ajudam na avaliação das condições financeiras do seu negócio. 

Ações para atrair clientes para sua loja

Trazer mais clientes para junto da marca é uma preocupação para os donos dos estabelecimentos, porém o aconselhado é também criar ações manter e atrair seus atuais clientes e vender mais para eles

Vender para seus clientes atuais pode custar até 7x mais barato do que atrair e conquistar novos clientes, mas não se preocupe porque vamos dar algumas dicas fáceis para ajudar nesse ponto: 

  • Use suas redes sociais e faça conteúdos para divulgar seus produtos e se aproximar dos seus clientes;
  • Use o sistema CRM do seu sistema para criar campanhas de vendas pensando nas datas comemorativas, nos aniversários dos clientes e nos histórico de compra deles. 
  • Crie programas de pontuação de fidelidade, por exemplo: a cada 10 compras, você ganha 10% de desconto na compra 11ª.

Com o software Storeware, desenvolvido pela WBAGestão, você faz tudo isso e muito mais! Fale com a nossa equipe comercial e conheça mais sobre nosso ERP para varejo! 

Gostou do conteúdo? Siga nosso perfil no Instagram

Para mais artigos como este acesse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp