Nosso Blog

Conheça como as grandes empresa aplicam a curva ABC e aprenda você tb

Curva ABC é uma das ferramentas mais interessantes para os gestores de qualquer empresa. Como você deve saber, o estoque é um dos maiores gastos de qualquer negócio e fazer o controle do mesmo de forma eficiente, é um dos segredos do sucesso.

Com um bom controle de estoque, você garante que não faltam os produtos essenciais e que os produtos menos procurados estão na quantidade correta. Então, se você quer desvendar o segredo do estoque, continue lendo o post e entenda o que é a curva ABC.

O que é ?

Curva ABC é um desdobramento do famoso Diagrama de Pareto ou a regra 80/20. Segundo essa regra, 80% do seu faturamento vem de apenas 20% dos seus produtos. Se isso é verdade, e quase sempre é, a curva ABC é uma aplicação disso para o estoque, com os valores um pouco diferentes.

A partir dessa curva, o seu estoque é dividido entre as 3 letras, sendo que significam:

  1. A – Representa 20% dos produtos e 65% do valor e da demanda;
  2. B – Representa 30% do estoque e 25% do valor e demanda;
  3. C – 50% do estoque e 10% do valor ou demanda.

Então, para fazer a curva ABC, é preciso ter um ótimo controle do estoque e das finanças, cruzando as informações para reconhecer os produtos que fazem parte de cada um deles.

Por que fazer a curva ABC é importante?

Ao identificar os produtos da curva ABC, você consegue muito mais controle sobre o seu estoque. Por exemplo, você consegue otimizar o volume e a frequência de compras. Ou seja, você não adquire um produto “B”, como se saísse como um “A”. Assim, prioriza os itens chave e evita desperdícios.

Outra boa ideia, é usar essa informação para fazer um planejamento de promoções. Por exemplo, os produtos “A” são os de maior destaque na sua loja. Então, não é necessário fazer promoções tão frequentes desses produtos. Por outro lado, como são os produtos mais chamativos, fazer uma promoção pode ajudar a trazer mais clientes para a loja.

Já os produtos “B” e “C”, podem entrar em promoção para fazer o cross selling. Ou seja, já que você vai comprar um produto “A”, por que não levar também um “B” ou “C”?

E se o produto está há muito tempo parado, caso a quantidade ultrapasse os percentuais tradicionais, podem ser feitas promoções para ajudar a mover o produto e trazer dinheiro para o caixa.

Curva ABC de clientes

Enquanto o estoque é o uso mais comum da curva ABC, também pode ser usada para classificar clientes. A ideia é a mesma, em que 20% dos clientes trazem 80% do faturamento. Podem ser aqueles que compram produtos mais caros e com maior frequência. Já os “B” e “C”, trazem 15% e 5% do faturamento respectivamente.

Na gestão de carteira de clientes, também é crucial saber quem é “A”. Assim, são neles que você deve fazer o reforço de estratégias de retenção ou de Marketing de Recomendação. Afinal, se eles compram tanto na sua loja é porque gostam e podem trazer novos clientes.

Aprendeu como a curva ABC pode ajudar sua empresa? Então, não deixe de acessar o nosso blog e nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as dicas!

Siga-nos em nossas redes sociais

Veja mais artigos

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp