fbpx

Nosso Blog

Contabilidade para loja de material de construção: o que fazer para melhorar

Manter o controle contábil de uma loja de material de construção é um dos grandes desafios de gestores e administradores. Lojas assim têm sempre um alto volume de itens, além de uma grande volume de clientes. Por isso, a contabilidade para material de construção é essencial no auxílio desses empresários.

O dia a dia de um material de construção é sempre corrido e cheio de demandas. Há pedidos avulsos, há entregas para clientes, além do que, podem existir eventuais visitas que solicitam orçamento e levantamento de preços para reformas e construções.

Imagine só, a trabalheira que envolve manter controle de caixa e estoque, anotar entradas e saídas, e manter todo o controle contábil de um estoque com dezenas e dezenas de itens, com muitos bastante semelhantes entre si. 

Por isso, neste texto vamos apresentar diversas dicas de contabilidade para material de construção. Você verá o que fazer para automatizar o controle contábil da sua loja, as vantagens de um sistema para material de construção, e muito mais. Acompanha aí!

O que é contabilidade para material de construção?

A contabilidade para material de construção é um ramo da contabilidade voltado para a melhoria do controle dos processos contábeis em lojas de material de construção. 

Na assessoria de contabilidade para material de construção o empreendedor conta com o auxílio especializado nas demandas financeiras e contábeis que envolvem o funcionamento de uma loja de material de construção. 

Sendo assim, caso você queira saber mais sobre como a contabilidade para material de construção pode auxiliar sua loja, estas são alguns dos pontos principais para auxiliar sua empresa:

  • Escolha de regime tributário mais adequado.
  • Automatização de processos de controle contábil e financeiro.
  • Acompanhamento financeiro do negócio.
  • Controle adequado de estoque e balanço de caixa.
  • Acompanhamento de encargos e tributos.
  • Dentre outros.

Mas, se o seu material de construção utiliza site próprio para venda de produtos, confira nossas dicas do que fazer para melhorar o cadastro dos produtos e ter uma loja mais organizada e lucrativa

Quais as principais dificuldades da contabilidade para material de construção? 

As dificuldades de uma loja de material de construção são as mesmas de toda loja que depende de um estoque de alto volume e tem uma alta rotatividade de clientes. Por isso, podemos dizer, de modo geral, que estas são as principais dificuldades de um material de construção:

  1. Manter um controle de estoque atualizado.
  2. Controle entradas e saídas.
  3. Elaboração de contratos para clientes e fornecedores.
  4. Manter as obrigações tributárias em dia.
  5. Realizar um controle financeiro eficiente.
  6. Desenvolver metas e planos de médio e longo prazo.

E para que o gestor que também encontra dificuldade em manter a organização da loja e  em conseguir um ambiente organizado para facilitar o trabalho do dia a dia, temos diversas dicas do que fazer para melhorar

Vantagens da contabilidade para material de construção

Há diversas vantagens em investir e se preocupar com a contabilidade da sua loja de material de construção,portanto esqueça a ideia de que serviços assim são apenas gastos desnecessários. Estes são os principais benefícios deste tipo de serviço:

  • Economia de gastos e despesas.
  • Ganho de tempo na execução dos processos da empresa.
  • Melhor controle financeiro e contábil.
  • Automatização do controle financeiro (através de algum software ou sistema para loja de material de construção).
  • Melhor controle de estoque.
  • Maior consciência dos gastos e despesas.

Para donos de material de construção, uma das formas mais eficientes de melhorar a gestão da loja é através da automatização de processos como controle de caixa e controle de estoque. Falaremos mais sobre o que fazer para dar esse passo no seu negócio.

O que fazer para automatizar a contabilidade para material de construção?

Ao contrário, do que muitos empreendedores pensam, automatizar a contabilidade de um material de construção requer um investimento baixo através de um (software) sistema de gestão para loja de material de construção. 

Softwares desse tipo permitem que a empresa economize tempo no controle de toda sua parte contábil, e para implementar um programa para sua loja de material de construção, basta ter um computador com as especificações suficiente para instalação do material.

Custo x benefício de um sistema de contabilidade para material de construção  

A princípio, os benefícios de um software para loja de material de construção supera grandemente qualquer custo de implementação. Pode até ocorrer, como é de costume, que sua equipe leve algum tempo para se adaptar a nova rotina de uso do programa.

Porém, assim que a movimentação da empresa estiver sendo registrada no programa, você verá todas as facilidades que ganhará. Programas assim permitem que o empreendedor e sua equipe ganhem muito mais tempo para focar nas atividades essenciais do negócio, sem ter que gastar tempo em burocracias e meras anotações.

Storeware e lojas de material de construção 

Um sistema para material de construção que tem conquistado cada vez mais popularidade entre empreendedores de diversos segmentos é o Storeware, que é desenvolvido aqui mesmo na WBA Gestão. O sistema contém a integração de diversas funcionalidades úteis para empresas do varejo.

E, dentre os diversos módulos que integram o Storeware, o software permite ações importantes, como

  • Supervisão geral de diversas informações relativas ao caixa, como número de vendas, cadastro de produtos, e toda a movimentação financeira.
  • Controle financeiro total: registro de contas a pagar, integração bancária, receitas, despesas, relatórios e outros demonstrativos.
  • Controle geral de estoque: cadastre produtos e acompanhe a disponibilidade de cada um a partir do Storeware.
  • Registro de pedidos e outras ferramentas para o acompanhamento de pedidos e vendas de todos os tipos.

Gostou do Storeware e gostaria de saber mais sobre como a ferramenta pode ajudar o seu material de construção? Contate a WBA Gestão. Clique aqui.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Confira outros artigos