Antes de tudo, sabemos que o principal objetivo de um negócio é gerar competitividade no mercado. Contudo, de nada adianta obtermos as melhores estratégias de desenvolvimento, se o relacionamento entre cliente e empresa não está sendo eficiente. Nesse quesito, podemos notar a importância do sistema de gestão CRM para o seu pet shop.
O CRM foca exclusivamente na experiência que o seu cliente tem ao entrar em contato com a sua marca. Quer saber mais sobre o assunto?
Então, confira o nosso post até o final e saiba como desenvolver e melhorar a relação entre o seu pet shop com seus clientes.
CRM: O que é e qual a sua importância?
Em geral, podemos dizer que o CRM (Customer Relationship Customer) nada mais é do que um software que faz o gerenciamento da relação com o cliente, avaliando questões como satisfação, e até mesmo a fidelização com base na organização e na automatização de processos. Dessa forma, é possível reduzir custos e, consequentemente, aumentar a receita do negócio.
Assim como, podemos perceber que pode ser difícil realizar um acompanhamento próximo e personalizado com cada cliente que se encontra em sua base. E esse processo só tende a ficar cada vez mais burocrático, já que com o crescimento do petshop, as responsabilidades tendem a aumentar ainda mais.
Dessa forma, ter acesso a um software como o CRM, a sua utilização pode ser feita em qualquer lugar, bastando apenas ter um dispositivo conectado à internet. De forma prática e resumida, o CRM possui as seguintes funções:
• Cadastro de clientes: realização de cadastro manual (um por um) ou através de exportação a partir de um único arquivo que já contenha todos os dados de clientes completos;
• Registro de Informações: qualquer usuário previamente autorizado poderá fazer anotações em relação a um cliente. Além disso, o próprio CRM tem a capacidade de organizar os dados e os esboça de maneira automática, seja um histórico de compras, canais de atendimento, e dentre outros relacionados.
Como montar um sistema para petshop?
Agora vamos listar o passo a passo necessário para você implementar o CRM para seu pet shop. Confira abaixo:
1. Análise e mapeamento do negócio
Nesse primeiro momento, você deve identificar as principais necessidades do seu petshop para a implementação do CRM. Assim, algumas perguntas devem ser feitas, como por exemplo:
• A concorrência realiza a gestão de relacionamento com o cliente? Como ela faz isso?
• Tem um orçamento que meu negócio terá para instalar o CRM?
• Você tem algum diferencial do seu concorrente? Qual?
• Como eu faço para encontrar rapidamente os dados do cliente?
2. Definição dos objetivos
Após respondidas todas as perguntas citadas acima, é hora de fazer a definição do planejamento, bem como os objetivos que você pretende alcançar com a utilização do CRM no seu pet shop.
Dessa forma, pode ser ainda melhor fazer com que os objetivos sejam desmembrados em metas, tais como:
• aumentar a rentabilidade do seu pet shop;
•Ter mais contatos qualificados para o e-mail marketing;
• Fidelizar os clientes muito mais eficiente do que já está;
Portanto, podemos entender que o objetivo das metas é justamente estabelecer um percentual que precisa ser alcançado em um período pré estabelecido.
Após as metas, é hora de definir os KPIs (indicadores de desempenho), já que são eles quem demonstram se os seus objetivos estão sendo cumpridos.
3. Criação da equipe ou responsáveis pelo CRM
Inicialmente, o processo estratégico da implementação do sistema no seu pet shop, é preciso criar a equipe ou os principais responsáveis que estarão por dentro desse planejamento.
Em geral, todos os colaboradores que compõem o seu negócio provavelmente estarão envolvidos no CRM, seja de forma direta ou indireta.
Por isso, é de suma importância definir as responsabilidades de cada funcionário, sobretudo aqueles que estão diretamente ligados à implementação da estratégia.
4. Escolher a ferramenta CRM ideal para o seu negócio
Existem diversas opções de ferramentas no mercado.
Por isso, é fundamental entender a profundidade do seu petshop, seus processos internos, seus principais objetivos, necessidades e orçamentos disponíveis para entender qual será a mais eficiente.
O foco é entender qual é o CRM ideal para atender o seu negócio.
Conclusão
Conforme vimos, um dos pilares para tornar um negócio altamente lucrativo é o relacionamento com clientes.
Por fim, agora que você já conhece os benefícios da ferramenta CRM para seu pet shop que tal conhecer a nossa solução?
Acesse agora mesmo o nosso site e confira o programa pet shop, um software capaz de desenvolver ainda mais o seu negócio no mercado pet.
Gostou do nosso artigo? Veja outros como esse
- 4 dicas para montar o planejamento estratégico ideal para o seu pet shop
- As principais tendências para aplicar no setor pet em 2021
- Como controlar os pacotes de banho e tosa no pet
Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/wbagestao/