Nosso Blog

Por que as clinicas veterinárias devem investir em um sistema de gestão?

Garantir a gestão adequada é um desafio para todas as empresas e, no segmento veterinário, não é diferente. Acompanhar, monitorar e organizar os dados do negócio são itens imprescindíveis para que o negócio alcance resultados positivos. Mas como isso é possível?

O desenvolvimento da tecnologia tem facilitado os processos antes vistos como complexos pelas empresas. Atualmente, ferramentas tecnológicas que proporcionam diversos benefícios para as clínicas veterinárias são um exemplo de uso de um sistema de gestão.

A implantação e uso do sistema de gestão possibilita o acesso a todas as informações importantes da empresa, ajudando a identificar os pontos que precisam ser melhorados e as melhores estratégias que devem ser tomadas.

O que é um sistema de gestão?

Sistema de gestão ou software de gestão é um programa que ajuda na organização das atividades e documentos de uma empresa, evitando erros e garantindo a integridade dos dados. Assim, é possível otimizar o tempo e aumentar a produtividade.Existem diversos tipos de sistema de gestão específicos para cada tipo de empresa e segmento, incluindo um sistema específico para as clínicas veterinárias.

Importância de um sistema de gestão nas clínicas veterinárias

Como já explicado, para gerir uma empresa, independentemente do ramo de atuação, é imprescindível acompanhar de perto todos os dados, como:

– Fluxo de caixa;

– Tipos de produtos;

– Hábito de compras dos clientes;

– Entre outros.

Tudo isso é possível de maneira simples por meio de um sistema de gestão.

Esse software possibilita o armazenamento dessas informações de maneira segura e fácil de serem acessadas. Assim, pode-se identificar antecipadamente possíveis problemas, evitar gastos desnecessários, bem como fazer projeções seguras.

Sistema de gestão e aumento dos lucros

Além de todos os benefícios já citados, a utilização de um sistema de gestão na clínica veterinária permite também o aumento dos lucros. Como? Nós explicamos.

Com a possibilidade de acompanhar o panorama do seu negócio, monitorando os custos e lucros, identificando os produto e serviços mais requisitados, bem como aqueles que dão pouco retorno, ou seja, a gestão de estoque, pode-se reestruturar alguns aspectos importantes que resultarão em redução de gasto e, consequentemente, aumentando os lucros do negócio.

Além disso, por meio do acompanhamento dos hábitos dos clientes, é possível saber, por exemplo, quando os clientes precisam renovar as vacinas do seu pet, possibilitando o envio de um lembrete por SMS, e-mail ou Whatsapp, ou até mesmo avisar sobre um novo produto que chegou.

Tudo isso pode resultar em mais venda e, consequentemente, aumento dos lucros da clínica veterinária.

Fidelização dos clientes

O grande número de empresas e o consequente aumento da competitividade exige que as empresas busquem estratégias para fidelizar os seus clientes. Essa é mais uma vantagem do uso de sistema de gestão na clínica veterinária.

Por meio do histórico veterinário e hábitos de compras dos clientes, pode-se personalizar o atendimento e conquistar ainda mais os clientes, como referir-se aos pets pelo nome, perguntar sobre questões relacionadas a última consulta, o que demonstra ao cliente cuidado e atenção.

Com essas informações, é possível também criar ações de Marketing personalizadas para cada cliente, como as citadas no tópico anterior, além de promoções de produto que são sempre comprados por determinada pessoa, ou ofertas especiais na data de aniversário, estratégias simples, mas muito eficientes na fidelização por fazer o cliente se sentir querido.

Mais artigos

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp