
medida para evitar a disseminação do Coronavírus. Não é fácil ficar em casa todo esse tempo, até mesmo nossos fiéis companheiros sofrem com a quarentena. Mas como cuidar do meu pet durante a pandemia?
Assim como a nossa, a rotina dos pets foi diretamente afetada, por essa razão eles podem ficar mais nervosos do que o habitual. O que fazer então para cuidar da saúde mental dos nossos bichinhos de estimação? Vamos conferir as principais medidas.
O Organização Mundial da Saúde (OMS) esclarece que cães e gatos não são afetados pelo Covid-19 e nem têm capacidade de transmitir o vírus para humanos. No entanto, é preciso tomar certos cuidados com a higiene.
Os pelos e patas dos animais podem carregar o vírus se entrarem em contato com alguém contaminado ou alguma superfície. Caso alguma pessoa da família for detectada com o Coronavírus, ela deve cumprir a quarentena e evitar o convívio com os pets nesse período.
Antes e depois de brincar com o bichinho, lave bem as mãos para ter mais segurança. Se por qualquer motivo o animal tiver que sair de casa, lave bem as patinhas dele ao retornar. O ideal é higienizar com água e sabão, que mata completamente o vírus. Álcool em gel só para os donos, já que ele pode ressecar as patas dos animais.
Outra medida de proteção é usar os sapatinhos nas patas na hora do passeio, por exemplo. Quando voltar, retire e lave antes de entrar na casa.
O passeio é importante para abaixar o nível de estresse e para a socialização, principalmente dos cachorros. Porém, é aconselhável reduzir ao máximo a frequência dessa atividade para evitar que o bichinho tenha contato com alguém infectado.
Se precisar sair com seu cãozinho, prefira passeios mais curtos e rápidos em locais abertos sem aglomeração. Mantenha a distância de outras pessoas e cães e faça a higiene das patas e focinho quando voltar para casa.
Os animais são bastante sensíveis à mudança de rotinas. Na quarentena, o número de passeios vai diminuir, assim vão ficar com mais energia acumulada. Reserve uma hora do dia para brincar com o bichinho, faça exercícios com eles, pode até oferecer alguns brinquedos novos para distraí-los e gastar mais energia.
Além de tudo isso, o principal nessa hora é dar muito carinho e amor para amenizar a ansiedade deles e nossa também. Aproveite o momento de convivência mais intensa para fortalecer os laços com os animais.
Caso precise ir até uma clínica veterinária, o ideal é agendar um horário previamente por telefone e que somente uma pessoa leve o animal e tome todas as precauções necessárias de higiene.
Os petshops e clínicas veterinárias são serviços indispensáveis para a saúde dos pets, estas foram as nossas dicas de como cuidar do meu pet durante a a pandemia.
Para o veterinários, nossa dica é: nesse momento, oferecer um atendimento de qualidade e eficiente ao cliente se tornou ainda mais fundamental. Acesse o nosso blog e conheça os benefícios que um sistema de gestão pode trazer ao seu estabelecimento. Que tal compartilhar esse artigo com seus clientes?