Nosso Blog

Sistema ERP: 5 utilidades de um ERP de gestão

Sistema ERP: 5 utilidades de um ERP de gestão

Melhorar os resultados nos negócios depende do aumento de produtividade e da otimização/automação de diversos processos. Então, se as empresas buscam tornar seus processos internos mais ágeis e fáceis de gerir, um ERP de gestão é uma solução essencial. 

Contando com um sistema ERP, os gestores podem focar no na ideia principal da empresa, e ainda conseguir manter um controle sobre todas as atividades empresariais. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo, onde vamos apontar as 5 grandes utilidades de um sistema ERP de gestão para a sua empresa atingir a excelência em resultados!

Sistema ERP: visão geral sobre sua utilidade

A sigla ERP é a abreviatura de Enterprise Resource Planning, um software desenvolvido para tornar a gestão de empresas mais prática e simplificada.

Com inúmeros recursos e ferramentas, o ERP possibilita a gestão completa de tarefas e processos de todos os setores de uma empresa de varejo. 

Por exemplo, o ERP de gestão ajuda no controle de estoque, na emissão de relatórios gerenciais, na emissão de notas fiscais, dentre outros.

Em resumo, o ERP de gestão para varejo é a solução ideal para ampliar a visão dos gestores sobre todas as etapas de trabalho, melhorando a performance nos negócios.

Além disso, o sistema de gestão garante a coleta e a armazenagem de dados e informações administrativas, gerando benefícios e mais produtividade. 

Mas vamos conhecer, em detalhes, 5 aplicações mais relevantes do software de gestão ERP para empresas do varejo. 

Controle de estoque

A gestão efetiva no controle de estoque ajuda os empresários a evitar perdas de produtos e prejuízos financeiros. 

Portanto, o controle estoque feito com um ERP é o que sua empresa precisa para saber exatamente quando repor o estoque e quais produtos têm mais saída ou mais chances de ficarem “encalhados” por mais tempo. 

Além disso, um sistema ERP com muitos recursos ajuda na realização do inventário, uma tarefa que permite às empresas saberem o quanto, em dinheiro, elas possuem em ativos no estoque. 

Gestão de pedidos

O controle de estoque também está relacionado aos pedidos que sua loja deve fazer aos fornecedores. Por isso, é muito importante que exista uma comunicação eficiente entre um e outro. 

O software de gestão para varejo é capaz de interligar essas tarefas, automatizando os processos de compras solicitados aos fornecedores. 

Os dados sobre pedidos, que ficam armazenados no sistema, servem de base para uma avaliação sobre a performance dos fornecedores e se a parceria é viável ou não. 

Emissão de documentos fiscais

Os documentos fiscais contribuem na análise de diversas tarefas de administração empresarial. Além disso, colaboram no controle financeiro e no controle das obrigações fiscais e tributárias de sua loja. 

Aliás, uma questão importante dos sistemas ERP como o Storeware, da WBA, é que eles se mantêm atualizados conforme às leis contábeis vigentes, evitando o pagamento de taxas e multas por descumprimento de alguma norma.  

CRM e Marketing

Um software ERP pode ser fundamental nas ações de marketing de sua empresa, sabia? Afinal, o sistema armazena dados muito relevantes, que podem ser analisados e aplicados em estratégias de marketing para atrair e reter clientes.

Ou seja, esses dados guardados no CRM do sistema criam um perfil detalhado dos seus clientes, mostrando o que eles gostam, o que compram, suas preferências, etc. 

Emissão de relatórios gerenciais

Como saber se a sua empresa do segmento de varejo está tendo um bom desempenho geral ou em determinados departamentos? Para compreender melhor como está a saúde do seu negócio, os relatórios gerenciais entram em cena e mostram números, dados e estatísticas importantes. 

Contudo, gerar relatórios manualmente é algo que toma tempo e prejudica a produtividade. Sendo assim, o ERP é capaz de produzir os relatórios de fácil entendimento que você precisa, só que de forma automática, simples e prática, com apenas alguns cliques. 

Além disso, uma plataforma ERP como a Storeware permite personalizar todos os relatórios de acordo com as suas necessidades. 

Agora que você já sabe como um ERP de gestão pode contribuir na sua empresa e que a Storeware é um sistema eficiente para isso, fale com a equipe comercial da WBAGestão!

E acompanhe também novos conteúdos como este em nossas redes sociais!

Quer ver mais artigos como esse?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp