Vendas online no Brasil tiveram um faturamento 18% maior em 2019 do que no ano anterior, e a expectativa é que esse número cresça cada vez mais. Mas, para que a sua empresa entre nas estatísticas positivas, é essencial que você esteja atento às estratégias que melhoram a experiência dos clientes no ambiente online.

Para ajudar você nesta tarefa, vamos apresentar 5 tendências para as vendas online. Confira:

1. Mais agilidade

A instantaneidade que caracteriza a internet faz o consumidor exigir cada vez mais soluções rápidas para suas vontades e, com as compras, não é diferente.

É importante investir, por exemplo, em sites leves, que permitam uma navegação ágil pela loja, assim como em sistemas de check out inteligente, que reduzem o tempo gasto no fechamento da venda.

No atendimento, a tendência é o uso de chatbots, que são capazes de solucionar problemas simples dos consumidores, por meio de respostas imediatas, fornecidas 24 horas por dia. Isso reduz o tempo de espera dos clientes e ainda resolve diversas situações sem a necessidade de um atendente.

Um exemplo prático onde podemos observar essa estratégia sendo aplicada é quando marcas disponibilizam em seus aplicativos a opção do cliente fazer sua compra virtualmente e retirar o pedido em uma loja física.

2. Omnichannel

– Lojas físicas;

– Sites;

– Redes sociais.

Enfim, integrar diversos canais da empresa para promover uma experiência única aos clientes é a proposta do Omnichannel, outra tendência nas vendas online.

Essa estratégia aprimora a relação do cliente com a empresa online e offline, permitindo ainda que ele encontre o produto ou o serviço de sua preferência onde e como quiser e, assim, realize suas compras no canal mais conveniente conforme o momento.

3. Aplicativos para mobile

Smartphone é um dos lugares em que as empresas mais devem se preocupar em estar presentes, sem dúvida. A compra por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets, já ultrapassou a feita por desktops em 2018, segundo pesquisa da ABCom.

Com isso, o uso de sites responsivos para mobile já é uma realidade no mercado de vendas online.

No entanto, para melhorar ainda mais a eficiência nessas operações, outra tendência é o uso de aplicativos. Além de serem atrativos, podem fazer a empresa ficar mais presente no dia a dia do usuário, aumentando as vendas.

4. Realidade virtual

Uma das maiores dificuldades que os e-commerces enfrentam está na impossibilidade de o consumidor ter contato com o produto antes de comprá-lo. Apesar de as fotos e descrições cumprirem um papel importante, a falta de uma visualização mais real dificulta as vendas e aumenta o número de trocas e de devoluções.

Para superar esse desafio, já há empresas desenvolvendo opções de realidade virtual aumentada que permitem que o cliente veja o produto à venda em si mesmo ou no ambiente, por meio de tecnologias semelhantes aos filtros do Instagram.

É possível, por exemplo, ver como o usuário ficaria com os óculos no rosto ou um laço no cabelo, o que garante mais confiança na compra.

5. Atendimento personalizado

Usuários esperam, cada vez mais, que as empresas ofereçam uma experiência de venda personalizada, que atenda às suas necessidades. Isso garante que o cliente encontre o que quer mais rapidamente e até que descubra novos produtos dentro do seu interesse, o que reflete em maiores vendas.

Deu para perceber que grande parte das tendências para as vendas online estão relacionadas com o uso de tecnologia, não é mesmo?

Por isso, se você está em busca de soluções para um e-commerce mais eficiente, entre em contato conosco! Nossos sistemas podem ajudar a alavancar o seu negócio.

Quer saber mais acesse nossos artigos

Os nossos produtos que podem te ajudar


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com um Consultor