fbpx

Nosso Blog

Como aumentar o valor médio das compras do mercado: estratégias práticas

aumento de valor médio de compras

Em um mercado altamente competitivo, donos de supermercados e mini mercados estão sempre em busca de maneiras para vender mais, e uma das formas para isso é aumentar o valor médio das compras gastas pelo mesmo cliente.

Essa é uma estratégia fundamental para alcançar esse objetivo de aumentar o seu faturamento com menos vendas. Neste artigo, vamos explorar diversas estratégias e táticas práticas, que você pode implementar hoje mesmo no seu mercado e começar a impulsionar as suas vendas.

5 estratégias de como aumentar o valor médio das compras no seu mercado

1. Ofereça Promoções Especiais para Incentivar Compras

Uma das maneiras mais eficaz de incentivar os clientes a gastarem mais é através de promoções especiais.

Olhe no seu sistema os dias da semana em que você tem menos movimento, por exemplo: as terças feiras é um dia horrível de vendas, quase não tem movimento.

E neste dia crie campanhas para esses dias, para incentivar os clientes irem até o seu mercado, por exemplo: dia do açougue, dia da feirinha.

É importante que aqui você crie uma cultura de que todo dia daquela semana você irá ter aquela promoção naquele setor.

Por exemplo: Toda terça feira tem desconto do setor do açougue, toda quarta feira é dia feira, com descontos imbatíveis. Isso fará com o que seus clientes visitem os seu mercado sempre nesses dias que eram considerados ruins.

Tenha um Programa de Fidelidade

Com um programa de fidelidade e benefícios, você pode incentivar a lealdade dos clientes e aumentar o valor médio das compras. Em outras palavras, você fornece benefícios para ele comprar de novo e de novo com você.

Você pode ter um programa de fidelidade que faz troca de pontos, tem cashback ou oferece descontos especiais para aqueles que são cadastrados.

Dessa forma, com esse programa implantado no seu mercado, você passa a ter todo o cadastro de cliente em mãos e pode começar a trabalhar campanhas de marketing para aqueles clientes especiais e VIPs que estão cadastrados e sempre compram com você.

Por fim, o utilizar um programa de fidelidade em seu mercado, você estabelece uma relação mais próxima com seus clientes e, ao mesmo tempo, cria oportunidades para aumentar o valor médio das compras.

Isso fortalece a fidelidade dos clientes, além de proporcionar um canal direto para a implementação de estratégias de marketing personalizadas e eficazes.

Utilize Estratégias de Cross-selling:

Estratégias de Cross-selling é quando você faz uma venda cruzada, ou seja, você sugere que o seu cliente compre outros produtos além daqueles que ele deseja.

Muita das vezes o cliente não lembra de comprar um produto ou outro, por isso você deve deixar produtos que se complementam próximos.

Assim, quando ele for comprar um item, ele olhe para o outro e se lembre que também precisa daquele outro item. Por exemplo:

  • Deixe perto do Açougue tudo que ele precisa para um Churrasco, carvão, farofa, acendedor de churrasqueira.
  • Posicione o queijo ralado do lado do pacote de macarrão e dos molhos.

Desta forma, quando ele compra algum item daquele setor, ele logo se lembrar que precisa daqueles itens “adicionais” que complementam o que ele está comprando naquele dia.

Aprimore a Experiência de Compra para Estimular Compras Maiores:

Uma experiência de compra positiva pode influenciar diretamente o valor médio das compras, por isso, pense em cada detalhe da jornada de compra do seu cliente (do momento que ele entra no mercado, até o momento que ele passa pelo caixa).

Além do mais, é importante investir em um ambiente agradável, com boa iluminação e disposição dos produtos que facilite a navegação dos clientes.

Não se esqueça de treinar a sua equipe para oferecer um atendimento personalizado e único, tirando dúvidas e sugerindo produtos complementares.

Busque motivar a equipe sempre, ninguém quer chegar no seu mercado e olhar para o caixa que está de mal humor, não é mesmo?

E por fim, não se esqueça de pensar em toda parte de experiencia de delivery, entregas, porque elas também fazem parte da jornada de compra do seu cliente.

Aproveite a Tecnologia para Impulsionar as Vendas:

Utilize a tecnologia a seu favor para aumentar o valor médio das compras.

Considere a implementação de um sistema de PDV (Ponto de Venda) integrado que ofereça sugestões personalizadas de produtos com base no histórico de compras dos clientes, assim como o Storeware faz.

Quando você tem um sistema instalado na sua loja, você consegue ter acesso a relatórios de vendas por período, colocar promoções sazonais, curva ABC, produtos mais vendidos, estoque mínimo, etc.

Confira também como automatizar o dia a dia do seu mercado com nosso artigo de Gestão de supermercado

O Storeware pode ajudar em todo esse seu controle de vendas e programa de fidelidade do seu mercado. Fale com um dos nossos consultores e peça uma Demo para e veja como funciona!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp