fbpx

Nosso Blog

Gestão de supermercados: como automatizar e facilitar o seu dia a dia

gestão de supermercados

Todo gestor ou dono de supermercado conhece bem a dificuldade que é alinhar todos os processos no dia a dia. O alto volume de produtos aliado à alta rotatividade torna a gestão de supermercados um desafio diário para os seus líderes e gestores.

Por isso, os supermercados estão entre os modelos de negócios que mais dependem de uma gestão impecavelmente bem organizada através da automação e de processos bem construídos.

Tudo isso porque os menores deslizes podem causar problemas gigantes.

Neste texto, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre gestão de supermercados. Falaremos sobre como melhorar a gestão de supermercados, o que é, quais os principais relatórios, e muito mais. Acompanha aí!

O que é a gestão de supermercados?

A gestão de supermercados é uma expressão utilizada para se referir aos métodos e processos utilizados para o gerenciamento de supermercados.

Assim, a gestão de supermercados utiliza ferramentas da contabilidade e da administração para a solução de problemas deste tipo de negócio.

Uma das principais características da gestão de supermercados é utilizar da automação de processos para trazer mais velocidade e organização ao funcionamento de todo o negócio.

Portanto, podemos dizer que a gestão de supermercados se baseia em três pilares básicos:

  1. Estratégia,
  2. Automação, e
  3. Organização.

Qual a função da gestão de supermercados?

A principal função da gestão de supermercados é a de aprimorar a velocidade e a organização dos processos dentro de um supermercado. Isso compreende tarefas como controle de estoque, organização das seções, sistema automatizado de rótulos, dentre outros elementos importantes.

Assim, podemos dizer que os serviços de gestão de supermercados podem atuar em diversas linhas dentro do supermercado. Dentre os principais pontos de benefício, vale mencionar:

  • Melhor controle de estoque (Assista uma aula gratuita aqui sobre controle de estoque)
  • Maior velocidade na execução dos processos,
  • Melhor controle das seções e produtos em gôndolas,
  • Relatórios contábeis,
  • Gestão de perdas em supermercados,
  • Automação através do uso de sistemas de gestão para supermercados,
  • Dentre outros.

Toda loja de varejo pode se beneficiar do tipo de gestão aplicada a supermercados, sobretudo das estratégias de organização dos processos. Para mais dicas sobre a gestão de lojas do varejo, confira nosso texto:

Como melhorar a gestão de um supermercado?

Agora que já falamos sobre como funciona e quais são os benefícios da gestão de supermercados, vamos apresentar diversas dicas do que pode ser feito para melhorar a gestão do seu supermercado. Confira:

  1. Esteja sempre atento ao estoque e utilize processos de gerenciamento de estoque, como o Kanban. O Kanban é um sistema de gerenciamento útil para diversos fins.
  1. Certifique-se de automatizar o seu fluxo de caixa através de softwares de gestão de supermercados (veja o Storeware). Essas ferramentas facilitam o dia a dia do negócio e permite que os seus gestores tenham mais segurança no acompanhamento dos produtos.
  1. Não tenha medo da tecnologia. Há sistemas integrados com diversas funcionalidades extremamente úteis para a gestão de supermercados. Tais sistemas são chamados ERPs (de Enterprise Resource Planning) e são comumente adotados em empresas do setor.
  1. Automatize a gestão contábil. Procure adotar ferramentas que automatizam relatórios de gestão, acompanhamento de custos e despesas e, sobretudo, a movimentação do estoque.

Os principais relatórios para gestão de supermercados

Há diversos relatórios imprescindíveis para que a gestão de supermercados seja feita de um modo adequado. Estar atento a esses relatórios pode servir de meio para escolher as melhores ferramentas para a sua loja. Confira quais são esses relatórios:

  • ABC de vendas. É um relatório importante que classifica os produtos da loja por volume de vendas. O relatório permite compreender a sazonalidade de determinados produtos e os mais importantes para o estoque.
  • Projeção financeira. Importante para compreender a movimentação financeira da loja, preparar estoque, pagamento de fornecedores e outros itens importantes para o funcionamento de supermercados.
  • Acompanhamento de impostos. O pagamento correto dos impostos é um item essencial do dia a dia do dono de supermercado. Com isso, é importante poder contar com ferramentas que facilitem essa obrigação.
  • DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício). É um relatório importante na contabilidade para supermercados, pois contabiliza os custos e receitas do negócio para o pagamento de tributos.
  • Volume de vendas mensal. Acompanhar o volume de vendas mensalmente é tarefa importane para que o gestor compreenda como anda o lucro da loja e quais itens são importantes. Além disso, tal relatório é importante na gestão de categorias em supermercados.
  • Ticket-médio. Além de compreender o volume de vendas mensal, a gestão de supermercados também depende de acompanhar o ticket-médio do cliente. O ticket-médio representa quanto cada cliente gasta, em média, na loja.

Em conclusão, estar atento a esses relatórios certamente ajudará a aprimorar a gestão da sua loja.

Tudo isso permitirá que você tenha uma compreensão maior de todo o funcionamento do seu supermercado e o ajudará a tomar as melhores decisões para o seu crescimento.  

Storeware: sistema de gestão de supermercados

Storeware é um sistema para gestão de supermercados desevolvido pela WBA Gestão, empresa líder no desenvolvimento de soluções para empresas de diversos nichos em todo o Brasil e com cerca de 5.000 usuários.

O Storeware permitirá a automação de diversos processos importantes dentro do seu supermercado. Com ele, é possível controlar estoque, ter um maior controle financeiro, ajustar o preços dos produtos, acompanhar ticket-médio, ABC de vendas, DRE e vários outros relatórios importantes para um supermercado.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Confira outros artigos