Nosso Blog

Como encontrar e gerir bons fornecedores de mercado pet shop

Como encontrar e gerir bons fornecedores de mercado pet shop

A gestão de pet shop envolve uma série de fatores que podem interferir no bom andamento da sua loja física ou online. Além do controle financeiro, de fluxo de caixa, de estoque, atendimento e divulgação dos serviços, a empresa precisa manter o foco na escolha de bons fornecedores pet shop

Certamente que um software para pet shop pode ajudar em muitas dessas tarefas, automatizando etapas importantes e dando mais agilidade aos negócios. 

Contudo, quanto à seleção e à gestão de bons fornecedores, existem outras estratégias que você pode utilizar, em conjunto com um software pet shop, para estabelecer parcerias de sucesso com  seus fornecedores. Saiba mais neste artigo!

Gestão de pet shop e parcerias com fornecedores: por que isso é tão importante?

Os fornecedores com os quais seu pet shop define trabalhar têm um papel essencial em toda a “engrenagem” de funcionamento da loja ou clínica veterinária. Afinal, os produtos que você oferece aos seus clientes chegam até seu negócio por meio dos fornecedores. 

Mas quando a escolha de fornecedores ou a gestão deles é feita de modo ineficaz, os problemas surgem e afetam toda a gestão empresarial. Por exemplo, imagine que um cliente entra em seu pet shop e não encontra um determinado produto.

Ele irá, certamente, procurar esse produto em algum concorrente seu. Além da perda da venda, seu pet shop também corre o risco de comprometer a fidelização do cliente.

Os problemas com a gestão ruim de fornecedores podem ser ainda maiores: 

  • Atrasos na entrega dos produtos;
  • Prazos de pagamento mais curtos, que não coincidem com seu fluxo de caixa;
  • Erros na reposição de produtos, dentre outros.

Sendo assim, já deu para perceber o quanto é fundamental selecionar bem seus fornecedores, certo? Mas se você não sabe como fazer isso, separamos algumas dicas.

Confira o histórico e a reputação do fornecedor

Um ponto essencial no relacionamento do seu pet shop, hotel para cães ou clínica veterinária é a confiança no parceiro de vendas. Sem confiança, qualquer relacionamento comercial de longo prazo fica inviável.

Entretanto, a confiança somente é estabelecida quando seu fornecedor mostra um histórico sólido de atendimento, assim como boa reputação no mercado. Mas como verificar a reputação do fornecedor? Simples. Use a internet, os sites de reclamação e até os concorrentes como fonte de informação confiável. 

E se você já utiliza um software pet shop como o StorePet, pode aproveitar o sistema para inserir dados relevantes e manter um histórico completo da parceria. Desse modo, você saberá quais fornecedores vale a pena manter e quais deve descartar. 

Verifique o catálogo de produtos pet shop oferecidos

Diversidade de produtos e marcas é outra questão que deve ser avaliada com cuidado. Afinal, um pet shop atrativo para os donos de animais de estimação é aquele que oferece itens de diferentes marcas e com diversas faixas de preço e até de qualidade.

Assim, o mais importante é que o seu cliente tenha opções de escolha, levando para casa aquilo que atender às necessidades dele. 

Qualidade no atendimento

Como é o atendimento do seu fornecedor em todas as etapas de vendas? Se ele é gentil e prestativo antes de consolidar a venda, ótimo. Contudo, é importante também que esse mesmo atendimento ágil e satisfatório seja realizado no decorrer da venda e, principalmente, no pós venda.  

Afinal, é nos pós venda que, normalmente, muitos problemas acontecem. Desse jeito, preste atenção se o fornecedor escolhido é capaz de atender suas demandas e sanar suas dúvidas, sem deixá-lo na mão. 

Rapidez na entrega e assertividade nos itens solicitados

Entregas corretas e rápidas fazem toda a diferença para a gestão do pet shop. Portanto, se o seu parceiro de fornecimento de produtos é capaz de atender aos dois requisitos, considere-o como um um fornecedor para sua loja. 

Para controlar de forma eficaz as entregas, utilize o sistema para pet shop StorePet, uma plataforma que desenvolvemos com o objetivo de automatizar e facilitar a gestão do seu negócio no ramo pet. 

Entre em contato com a nossa equipe comercial e conheça os recursos, funcionalidades e benefícios que o StorePet pode oferecer à sua loja, hotel pet ou clínica veterinária! 

Para mais dicas acesse nosso Instagram http://instagram.com/wbagestao

Quer ver mais artigo como esse? Acesse aqui!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp