Nosso Blog

5 soluções de gerenciamento de estoque para sua loja

Gerenciamento de Estoque não é tarefa fácil, felizmente, há uma gama de estratégias e tecnologias ligadas às boas práticas. Não importa o tamanho da sua loja, grande porte ou não, é preciso investir em soluções que melhores os processos da sua empresa.

Saber lidar com o estoque é sinônimo de menores perdas e prejuízos para a loja. Afinal, se não sabemos como acondicionar um produto, ou mesmo a ordem de saída, podemos perder mercadoria.

Pensando nisso, fizemos uma lista para que você saiba cinco soluções para o Gerenciamento de Estoque da sua loja. Confira:

ERP

Em síntese a sigla ERP que usamos para Sistema de Gestão Empresarial, responsável por integrar todos os setores de uma empresa. A grande vantagem dele no gerenciamento de estoque é ser usado pelo setor de compras, por exemplo.

É maior facilidade para processos que envolvem diferentes setores, seja administrativo ou operacional. O banco de dados desse sistema permite melhor planejamento de compra e prazos de entrega, por exemplo.

Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA significa já traduzido: planejar, fazer, checar, agir ou ajustar. Não é uma solução tecnológica como o exemplo anterior, trata-se mais de uma técnica de gestão.

Essa estratégia é fundamental para encontrar pontos fracos no sistema de estoque. A partir de planejamentos e análises, pequenos problemas são resolvidos e, no fim, temos uma melhora no fluxo de trabalho.

Just in Time

A principio, a técnica Just in Time, que traduzida significa “No Momento Certo”, pode ser usada na sua loja. A estratégia refere-se a uma alternativa para evitar acúmulos de produtos, fazendo a reposição apenas quando necessário.

Para isso, é necessário ter confiança junto aos fornecedores, para que não haja falta de produtos. Caso aplicada corretamente, essa solução pode ajudar a evitar prejuízos e gerar economia para a empresa.

SRM

O SRM (Supplier Relationship Management) envolve o relacionamento da sua loja com os fornecedores. A ideia é usar a tecnologia para aprimorar os processos em torno das compras com o fornecedor.

Você acompanha o desempenho de cada fornecedor pelos dados obtidos das transações anteriores e avalia o perfil. Afinal, com base nesses dados, é possível escolher fornecedores que atendam às necessidades da sua loja, sendo apenas um exemplo da aplicabilidade do SRM.

PEPS

O PEPS é um método que diz que “o primeiro a entrar é o primeiro a sair”, ou seja, os produtos não envelhecem no estoque. Isso é muito eficiente para lojas que lidam com perecíveis ou produtos com vencimento rápido.

Logo, os produtos mais antigos devem ser vendidos primeiro, no final da fila, ficam os mais recentes. Isso evita problemas como perda de produtos por vencimento, além de garantir que seu cliente sempre consome o item novo.

Estas são algumas das soluções empregadas no Gerenciamento de Estoque que você pode aplicar em sua loja. A cada dia surgem novas informações para lidar com a mercadoria da melhor forma possível, a fim de poupar recursos e atender melhor a clientela.

Definitivamente colocar as dicas em prática e pode ajudar a melhorar os processos da sua loja. E se precisar de sistema de gestão de negócios, fale com um de nossos especialistas!

Mais artigos para ajudar

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp