fbpx

Nosso Blog

Sistemas para padaria: como escolher o correto para o seu negócio

SISTEMA PARA PADARIAS: Sistemas para padaria: como escolher o correto para o seu negócio

Padarias e panificadoras estão entre os modelos de negócio que mais dependem de rapidez e velocidade no atendimento ou no controle dos processos. Por isso, os sistemas para padaria são aliados indispensáveis para quem atua na área.

Imagine fazer fluxo de caixa, acompanhar estoque e manter a velocidade no atendimento sem o auxílio de ferramentas que facilitem todo esse processo. Ou, ainda, imagine ter que fazer tudo isso somente no lápis e papel!

Pois é, há negócios nos quais a automação e o uso de ferramentas que auxiliem as atividades diárias são itens absolutamente necessários. Dessa maneira, neste texto vamos te apresentar o que fazer para escolher o sistema de gestão de padarias correto para o seu negócio! Vamos lá!

O que são os sistemas para padaria?

Os sistemas para padaria (ou softwares para padaria) são ferramentas computacionais desenvolvidas exclusivamente para automatizar e facilitar o gerenciamento de padarias e panificadoras.

Sim, eu sei que parece bom demais para ser verdade, mas é exatamente o que você está lendo. O uso dessas ferramentas é o grande segredo das padarias e panificadores de sucesso no mercado. Afinal, elas facilitam todo o processo de gestão de padarias e fornecem dados importantíssimos aos donos e gestores.

Os sistemas para padaria facilitam o fluxo de caixa, o acompanhamento do estoque, automatizam relatórios, projeções, e diversos dados relevantes para o gestor. Quem trabalha no ramo de padarias e panificadores certamente já viveu a dificuldade que é manter-se atualizado em relação a todos esses fatores.

Quais os benefícios dos sistemas para padaria?

Sem dúvidas, o primeiro benefício importante a ser obtido com o uso de um sistema para gestão de padaria é o de trazer a automação para o negócio. Lojas como padarias e panificadores dependem de que registros financeiros e acompanhamento de estoque sejam atividades feitas de forma automática.

Qualquer dono de padaria concordará que o acompanhamento contábil feito de forma manual faz com que os donos tenham que trabalhar muito mais e sempre sob o risco de tomar decisões erradas caso o menor deslize ocorra. Mesmo com o uso de planilhas pré-programadas, é muito difícil obter as mesmas vantagens de um sistema especializado.

Consequentemente, a automação e a eliminação de grande parte dos processos manuais é fator essencial para trazer maior velocidade e segurança para qualquer negócio, não apenas de padarias. Além disso, há diversos outros benefícios obtidos através do uso dessas ferramentas. Sua empresa ganhará:

  • Maior controle das finanças;
  • Maior controle e acompanhamento do estoque;
  • Maior velocidade e organização na execução dos processos;
  • Maior segurança alimentar;
  • Integração com delivery;
  • Melhor acompanhamento dos clientes.

Como automatizar uma padaria?

Ao contrário do que muitos empreendedores acreditam, automatizar uma padaria não requer gastos excessivos. Na verdade, boa parte do processo pode ser feito somente com os itens que você, provavelmente, já possui, como um computador e uma impressora de notas fiscais.

Além disso, vale mencionar que você não precisa iniciar com uma automação completa da sua padaria. É possível fazer apenas uma automação parcial com o que já possui. Para implementar a automação completa da sua padaria, você precisará de algumas ferramentas adicionais, como:

  • Computador,
  • Impressora térmica,
  • Impressora de nota fiscal,
  • Leitor de código de barra, 
  • Balança com impressão de códigos de barra,
  • Sistema para padaria.

Podemos dizer que esse é o equipamento básico para aproveitar toda a integração e as funcionalidades de grande parte dos sistemas para padaria. Com isso, sua padaria ganhará muito mais velocidade e maior controle na gestão dos processos. Ou seja, é um ótimo investimento para uma padaria ou panificadora.

Como fazer o controle de uma padaria?

O controle de processos é a chave da gestão de padarias. Logo, a automação e a organização são requisitos importantes para que você consiga um maior controle do seu negócio. 

Para quem sente que precisa aprimorar o controle da sua padaria ou panificadora, há algumas ações que podem ajudá-lo a melhorar toda a gestão do negócio. Aqui estão algumas delas:

  1. Se sua padaria ainda não está informatizada com computador e leitor de código de barras, este é o primeiro investimento que você deve fazer.
  2. Implemente uma metodologia de controle de estoque;
  3. Use, pelo menos, uma planilha de controle de estoque e padaria;
  4. Utilize um software para padaria (há softwares para padaria gratuitos);
  5. Se sua padaria ainda não possui uma automação do fluxo de caixa, procure meios para resolver este problema (os sistemas para padaria também servem para isso);

Você não precisa implementar todas as mudanças mencionadas acima ao mesmo tempo. Implemente cada uma aos poucos. Para mais dicas sobre o que fazer para melhorar a gestão da sua padaria, confira também o nosso texto:

Como escolher um sistema para padaria

Implementar a automação da sua padaria deve ser um processo realizado aos poucos. Você pode iniciar por ferramentas para automatizar o seu caixa, depois o seu estoque, depois o controle de alimentos, e assim por diante. Com o tempo, terá um sistema integrado para todas as dimensões do negócio.

Assim, na escolha de um sistema para padaria, procure se certificar de que escolheu um sistema capaz de resolver o problema necessário para o momento correto da sua padaria. Esteja atento a todas as funcionalidades e usos que a ferramenta oferece.

Seja como for, é importante ter em mente que, apesar de existirem sistemas para padaria gratuitos, eles não oferecem as mesmas funcionalidades dos sistemas pagos. Assim, vale a pena investir em um bom sistema, mesmo que seja pago.

Storeware: ERP para padarias

Storeware é um sistema para padarias desenvolvido pela WBA Gestão, empresa líder no desenvolvimento de soluções para empresas de diversos nichos em todo o Brasil e com cerca de 5.000 usuários.

Com o Storeware é possível controlar estoque, ter um maior controle financeiro, além de registrar pedidos e ter diversas funcionalidades interessantes para uma padaria. 

Quero saber mais sobre o Storeware!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp