fbpx

Nosso Blog

Loja de variedades: dicas para melhorar a organização

Quem trabalha no varejo sabe da dificuldade que é manter a organização e o controle dos itens da loja. O alto número de itens e a rotatividade requer um controle rápido e eficiente. Dentre os tipos mais exigentes de gerenciar está a loja de variedades.

Essas lojas são conhecidas por proporcionar um bom número de itens disponíveis para os clientes. Além disso, os itens são escolhidos fazem parte de diversos setores e tipos de necessidade, como departamento, higiene, alimentos, e tudo o mais que for possível.

Por isso, a gestão de uma loja de variedades pode ser tão trabalhosa. Porém, não se preocupe. Vamos te apresentar diversas dicas do que fazer para aprimorar a gestão da sua loja de variedades. Confira!

O que vendem as lojas de variedades?

As lojas de variedades, conforme o próprio nome sugere, são especializados em oferecer um alto número de itens de varejo. Em geral, essas lojas são conhecidas por venderem itens para o lar.

Porém, a maioria das lojas de variedades prefere diversificar os itens disponíveis ainda mais. Assim, em uma loja de variedades é possível encontrar desde materiais de higiene e itens de decoração para o lar, até mesmo itens de material escolar, doces e maquiagens.

Tais lojas também são conhecidas por oferecerem preços mais baixos do que as conhecidas lojas de artigos especializados. Isso faz com que elas sejam preferidas pelo público, pois é possível encontrar diversos itens da casa em um só lugar e por um preço mais em conta.

Os principais produtos de uma loja de variedades

Se você planeja investir na sua própria loja de variedades e não sabe o que comprar para começar, a primeira coisa a ter em mente é que não há uma regra sobre o que comprar para uma loja de variedades.

Dessa forma, o que voce deve fazer é ter um bom número de itens a oferecer e que sirvam para as diferentes necessidades de uma casa. A partir daí, o que todo gestor de uma loja de variedades faz é acompanhar quais itens possuem uma maior demanda e quais itens os clientes procuram mais.

Com isso, os ajustes sobre o que comprar para estoque e quais fornecedores procurar são feitos com base nos interesses dos clientes. Ou seja, lojas assim devem estar sempre acompanhando quais demandas gerais dos clientes. Mas, os artigos iniciais de uma loja de variedades podem ser:

  • Itens de higiene;
  • Material escolar;
  • Itens de cama, mesa e banho;
  • Itens de decoração;
  • Brinquedos infantis;
  • Roupas;
  • Utilidades para cozinha e banheiro;
  • Utilidades para o quarto;
  • Itens de organização em geral;
  • Dentre outros.

No início da sua loja de variedades, é possível começar comprando itens apenas de dois ou três departamentos diferentes, como quarto e sala. Assim, aos poucos poderá diversificar para itens de outros departamentos. 

Seja a sua uma loja de variedades e presentes ou loja de utilidades domésticas, o ideal é começar com um número pequeno de itens e aumentar após conhecer melhor as necessidades da clientela. 

Dicas para melhorar a organização de loja de variedades

Agora que você já sabe melhor o que comprar para uma loja de variedades, vamos te ajudar com algumas dicas imperdíveis para melhorar a organização da sua loja. Vamos lá!

1 – Tenha um bom controle de estoque

A primeira dica para melhorar a organização da sua loja é ter um bom controle de estoque. Como os produtos para loja de variedades são sempre em alta quantidade e variedade, o controle de estoque deve ser impecável. 

Por isso, pesquisa formas de gerenciamento de estoque e utilize as ferramentas necessárias para automatizar todo o processo de movimentação do estoque. Há diversas formas para isso. Veja também nosso texto:

2 – Anote o fluxo de caixa diariamente

Sim, anote o fluxo de caixa diariamente. É importante que você acompanhe e registre diariamente todas as movimentações do caixa da sua loja. Só assim conseguirá ter uma ideia precisa do faturamento e lucro do negócio. 

3 – Organize os setores da loja por tema

Outro ponto importante para melhorar a organização da sua loja é organizar e controlar os itens da loja de acordo com os temas. Isso facilitará o acompanhamento das vendas e ainda impulsionará o interesse dos clientes.

4 – Não tenha medo de aproveitar datas comemorativas 

Sim, outra forma importante de melhorar a organização e ainda poder faturar é aproveitar as datas comemorativas. Prepare o estoque e organize a loja para cada cada comemorativa. Para dicas do que fazer para aproveitar a Black Friday na sua loja de variedades, confira nossos textos:

5 – Utilize um sistema para loja de variedades

Após todas essas dicas, há algo imprescindível para ter uma melhor organização de uma loja de variedades: utilize um sistema para loja de variedades. Esses sistemas permitem que você registre e acompanhe todas as movimentações de caixa e do estoque da loja.

Além disso, os sistemas trazem mais velocidades e automatizam diversos relatórios contábeis como balanço de caixa, faturamento e outras informações importantes. Para lojas com alto volume de itens, é a escolha ideal. (Recomendamos o Storeware.)

Storeware: sistema para organização

Storeware é um sistema para gestão de lojas de atacado e varejo desevolvido pela WBA Gestão, empresa líder no desenvolvimento de soluções para empresas de diversos nichos em todo o Brasil e com cerca de 5.000 usuários.

O Storeware permitirá a automação de diversos processos importantes dentro da sua loja de variedades. Com ele, é possível controlar estoque, ter um maior controle financeiro, ajustar o preços dos produtos, acompanhar ticket-médio, registrar clientes, e muito mais!

Quero saber mais sobre o Storeware!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Confira outros artigos