fbpx

Nosso Blog

Como turbinar suas vendas na Black Friday

A Black Friday está chegando e é hora de você se preparar para turbinas as suas vendas. Se você é lojista e ainda não sabe o que fazer para vender mais na Black Friday, neste texto vamos te apresentar tudo o que você precisa saber! 

Você já deve ter ouvido falar que a Black Friday começou nos Estados Unidos, mas já é uma importante data comercial no mundo todo, principalmente no Brasil. No Brasil, é possível encontrar diversas lojas de atacado e varejo que aproveitam o momento para impulsionar suas vendas.

Em uma pesquisa feita com consumidores brasileiros em 2021, mais da metade dos entrevistados relataram a intenção de gastar até R$ 3.000 nas suas compras da Black Friday daquele ano. Ou seja, isso indica que os setores de atacado e varejo explodem suas vendas neste período e, por isso mesmo, você deve estar preparado!

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma data comercial que marca o começo das vendas para as festas de fim de ano. Ela possui origem nos Estados Unidos da América, mas já se tornou comum em todo o mundo, sobretudo através das vendas on-line. 

Essa é uma data conhecida por oferecer descontos e promoções únicas para o consumidor, o que significa um bom momento para cobrir gastos, queimar estoque da empresa e ter uma rápida injeção de caixa. 

Por isso, todo empreendedor, sobretudo os donos de lojas de atacado e varejo, devem se preparar para aproveitar o momento e todas as oportunidades que a data oferece.

Em que data ocorre a Black Friday?

Em 2022, a Black Friday ocorrerá em 25 de Novembro. Em 2023, ela ocorrerá em 24 de Novembro. A data pode variar de um ano para outro, pois ela se baseia no Dia de Ação de Graças, um feriado americano.

No Brasil, a Black Friday acontece desde 2010 e desde seu início está ligada às vendas online. A origem dessa data comercial está ligada ao Dia de Ação de Graças, um feriado americano que ocorre sempre na última quinta-feira de Novembro.

Como não comemoramos o Dia de Ação de Graças, pode ser difícil para o consumidor brasileiro saber qual dia é a Black Friday, sobretudo porque é uma data que pode variar de um ano para outro.

Porém, com base nas informações sobre o Dia de Ação de Graças, conseguimos sempre prever a data correta. Isto é, a Black Friday ocorre sempre na sexta-feira após a última quinta-feira do mês de Novembro

Vale a pena preparar minha loja para a Black Friday?

Com certeza! Não preparar sua loja para a Black Friday significa deixar de aproveitar um dos dias de maior venda do ano. É possível aproveitar a data para qualquer tipo de loja, seja para lojas de vestuário ou lojas de calçados.

A Black Friday pode ser aproveitada não apenas por lojas físicas, mas principalmente por lojas on-line e e-commerce. Acima de tudo, o mais importante é ter em mente que essa é uma data de muita venda e, por isso, é necessário saber se preparar da maneira adequada.

Consequentemente, prepare bem o estoque, a equipe e tenha sempre um plano B para casos de atrasos e não entrega no período previsto. Também é possível que o seu estoque acabe rapidamente. Para saber o que fazer para evitar esses erros na hora das vendas, confira nosso artigo sobre o assunto:

Como preparar minha loja para a Black Friday?

É verdade que a Black Friday é uma ótima data para impulsionar as vendas da sua loja, mas antes é necessário estar preparado para os desafios que podem ocorrer. O próprio nome inicialmente tinha uma conotação negativa e se referia ao caos que se instaurava nas lojas com o grande número de consumidores que, por vezes, geravam acidentes. 

Assim, se sua empresa não estiver preparada com a quantidade adequada para as vendas, o que pode acontecer é que os produtos acabem rápido e sua empresa deixe de lucrar o máximo que poderia. Logo, para se preparar da melhor forma possível, você pode utilizar o seguinte checklist:

  1. Utilizar as redes sociais para divulgação;
  2. Estruturar os descontos e promoções que serão ofertados no dia;
  3. Checar se a equipe é suficiente para atender toda a demanda;
  4. Preparar o estoque e os canais de atendimento;
  5. Preparar a equipe para o dia;
  6. Contactar fornecedores para possíveis eventualidades.

Estratégias para vender mais na Black Friday

Uma vez que a sua loja esteja preparada, chegou a hora de executar algumas estratégias importantes para conseguir aproveitar a data e vender mais. Antes de mais nada, vale dar uma olhada em nosso guia sobre como elaborar uma meta de vendas

1. Use e abuse das mídias sociais

Para aprimorar as vendas da sua loja física ou do seu e-commerce, antes é necessário utilizar bem as mídias sociais. Logo, invista em um bom material de divulgação, em boas imagens e bons textos.

Além disso, garanta que seu site esteja acessível e agradável através do celular. O consumidor que clicar em algum link no seu Instagram, por exemplo, vai querer cair em um site cuja leitura seja agradável e de fácil navegação. Nesse ponto, ainda vale salientar:

2. Verifique se sua loja está apta a receber um grande número de clientes

Em primeiro lugar, seja numa loja física, ou virtual, é necessário preparar-se para receber um grande número de clientes. Se a sua loja é virtual (e-commerce), certifique-se com seu desenvolvedor de que ela aguente o tráfego e o número de visitas do dia.

Consequentemente, caso você tenha uma loja física, uma das melhores formas de ganhar tempo e dinamicidade em dias de alta nas vendas é utilizar um software de gestão de vendas

Sistemas assim automatizam a gestão da sua loja e o ajudam a ganhar mais rapidez no atendimento. Para mais dicas sobre como vender mais na Black Friday, veja também nosso texto:

  • 10 ideias de como preparar sua loja para a Black Friday

Gestão de vendas com o Storeware

Se você procura um software de vendas ideal para alguma data comercial, ou qualquer outro período do ano, o Storeware está entre os melhores do mercado, com diversas funcionalidades e de fácil uso.

O Storeware da WBAGestão lhe ajuda com diversas tarefas como: controle de estoque, integração com sua loja virtual, integração com marketplace, planejamento de compras e formulação de descontos. Tudo isso com o objetivo de estabelecer uma melhor relação entre a loja e o cliente, além de garantir ganhar muito mais tempo para o gestor. 

Quero conhecer mais sobre o Storeware

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Confira outros artigos