Manter uma loja de material de construção organizada, não é uma tarefa simples, afinal são milhares de produtos que precisam ser separados por setores e para que os clientes, ou os vendedores encontrem o que precisam com muita facilidade.
Além disso, uma boa organização ajuda não só no atendimento rápido ao cliente, como também na sua experiência de compra. Isso porque, os vendedores ou os próprios consumidores têm mais facilidade de encontrar o que precisam, uma vez que produtos complementares estejam posicionados de forma correta nas prateleiras.
E pensando nestas situações, separamos 5 dicas que ajudarão a organizar a sua loja. Acompanhe!
Organize os produtos por setores
Como falamos anteriormente, é essencial que os produtos estejam organizados para que fique de fácil acesso tanto aos vendedores quanto aos clientes.
Por isso, uma ótima dica é separar essas mercadorias por setores, e colocar placas nos corredores que indiquem onde está cada produto. Além disso, não se esqueça de sempre informar os preços de cada item.
Outro ponto que ajudará a manter a organização, é colocar poucos itens nas prateleiras. Assim, conforme os produtos forem sendo vendidos os vendedores podem repor. Só não se esqueça de criar uma reposição de produtos regularmente.
Faça mostruários personalizados
Muitas pessoas têm uma ideia de decoração na cabeça, mas, nem sempre sabem como reproduzi-las em sua casa. Pois isso, ter mostruários personalizados na sua loja de material de construção pode ajudar esses consumidores.
Comece criando cenários simples, como uma parede decorativa para um quarto de criança, assim, é possível expor diversos dos produtos da sua loja, como: papel de parede, quadros, prateleiras, cortinas, entre outros.
Depois, pode ir aperfeiçoando para cenários como banheiros, cozinhas, sala de estar, ou até mesmo uma área externa com piscina.
Mantenha os produtos sempre limpos
Os produtos vendidos em lojas de materiais de construção, muitas das vezes são materiais que não precisam de muita atenção quando o assunto é limpeza. Afinal, a poeira está presente em todas as obras.
Mas se atentar a este aspecto é muito importante para que os clientes tenham uma boa experiência de compra, uma vez que eles irão pegar as mercadorias ou até mesmo passar a mão para ver a textura de um piso.
Tenha variedades de produtos
Uma loja de material de construção não precisa ter apenas itens básicos e que são mais comuns entre os clientes.
Para ampliar suas vendas, é necessário investir em design diferenciados e que atraiam outros públicos, com itens mais luxuosos e de um valor acessível mais alto.
Controle o estoque
Em qualquer segmento, saber controlar o estoque de maneira correta é essencial para que não tenha nenhum desperdício ou falta de produtos. Afinal de contas, o seu investimento está todo nas mercadorias da sua loja, e ter um sistema de gestão completo e próprio para o setor faz toda a diferença na hora de gerenciar tudo isso.
Por isso, Storeware foi desenvolvido para facilitar a gestão do dia a dia da sua loja, como ele é possível dar entrada em todas as notas de fornecedores através do XML, já atualizando automaticamente a contagem de estoque, além de acompanhar as movimentações, transferências, inventário, local de armazenagem, ter sugestões de compras entre outros recursos.
Além disso, com o App Storecheck, é possível facilitar ainda mais o processo de inventário. Sendo assim, com poucos cliques é possível separar os produtos por fornecedor, grupo, subgrupo e sazonalidade.
Gostou? Solicite agora uma demonstração gratuita!
E para mais conteúdos como esse, nos siga nas redes sociais!