fbpx

Nosso Blog

Mercado pet X Crise X Pandemia

Mercado pet

O mercado pet é um dos que mais crescem no Brasil, mesmo em meio a pandemia causada pela COVID-19 e a crise econômica que vivemos. 

Nos últimos cinco anos, o setor cresceu 87% frente aos outros segmentos. Já no ano passado, houve um aumento de 13,5% comparado ao ano de 2019, quando foram faturados R$ 22,3 bilhões.

Além disso, vale ressaltar que houve um aumento de 6,8% do que o projetado durante o primeiro semestre de 2020.

Sendo assim, o Brasil já representa 6,4% das vendas globais de produtos voltados para animais e, segundo a projeção do Instituto Pet Brasil, a expectativa é que o mercado brasileiro tenha um crescimento de aproximadamente 42,7% até 2025.

Novos Tutores: O número de adoções salta durante a pandemia

Um dos principais fatores para o crescimento do mercado pet foi o aumento da adoção de animais de estimação, que influencia diretamente no consumo de produtos.

De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, houve um aumento de 30% no número de animais de estimação nas casas brasileiras. Sendo que a preferência foi para filhotes e gatos.

Além disso, o maior tempo em casa influenciou, diretamente, no aumento da compra de itens relacionados ao bem-estar dos animais que fazem parte da família.

Essas mudança também foram percebidas no setor financeiro. Isso porque, o banco digital Nubank contabilizou um aumento de 73,1% no número de clientes consumindo produtos pet em 2020, comparado ao mesmo período de 2019.

A digitalização dos serviços e a combinação de operações

Nos últimos dois anos, vimos que diversos serviços tornaram-se digitais, o delivery cresceu, o ensino a distância ganhou força e os e-commerces conseguiram ainda mais espaço entre os consumidores. E com o mercado pet não foi diferente.

Grandes players do segmento, como a Petlove e a Cobasi, passaram a apostar na combinação de operações. Sendo assim, em 2020, a Petlove e a DogHero uniram-se e, agora, o e-commerce também oferece serviços de passeio, hospedagem e tutores de animais. Essa diversidade de serviços em um único aplicativo ou site tornou- se uma tendência.

Projeções para o futuro de mercado pet

Apesar da estabilização na quantidade de adoção de animais, estima-se que o mercado cresça cerca de 87% até 2026, e com o fim do isolamento,  a demanda por outros serviços, como: hospedagem e cuidadores podem aumentar.

Outra oportunidade que surge nesse cenário é a utilização de softwares e plataformas para auxiliar pequenos negócios do setor pet.

Por isso, diversificação, digitalização e parceria são imprescindíveis para o futuro dos negócios, nesse segmento. 

Portanto, ter um software como o StorePet, que foi desenvolvido especialmente para o gerenciamento de pet shops e clínicas veterinárias, pode significar também um futuro melhor e mais garantido para a sua empresa. Quer ler mais conteúdos como este? Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro das nossas dicas e novidades!

Quer ver mais artigos como este? Acesse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp