Estabelecer meta de vendas é uma forma eficiente e objetiva de direcionar tantos os esforços individuais quanto os de uma equipe.
Sem objetivos claros, a sobrevivência do seu negócio a longo prazo, podem ser comprometido.
Por outro lado, é necessário saber estabelecer metas de vendas de maneira realista e alcançável.
Metas que estão acima do possível estressam a equipe e criam um clima tóxico de competição entre os colaboradores. Já metas abaixo do potencial do time cria conformismo e inércia.
Confira, nos próximos tópicos, algumas boas práticas para estabelecer metas de vendas em seu negócio. Acompanhe!
Conheça as possibilidades do mercado
Antes de definir qualquer tipo de meta, é essencial conhecer os potenciais do nicho
Afinal, de nada adianta estipular metas ambiciosas quando o mercado não tem condições de atender essas expectativas.
Por isso, esteja atento ao momento pelo qual o seu setor está passando e faça uma análise quantitativa e qualitativa dos concorrentes para saber onde você e sua empresa se encaixam.
Após uma exploração ampla, converta os insights e comportamentos observados em números realistas.
Considere não apenas as circunstâncias do momento presente, mas também as perspectivas de crescimento futuras.
Analise o seu histórico de vendas
Se conhecer bem o mercado é o primeiro passo, conhecer a sua equipe é o segundo. Faça uma busca pelo seu histórico e analise de forma crítica o desempenho das suas vendas até o ponto atual.
Reflita sobre algumas questões!
- Como a sua equipe se saiu em comparação com as oscilações do mercado e com o empenho da concorrência?
- O desempenho atingido ficou abaixo ou acima da média?
- De que maneira essas métricas podem melhorar?
Fazer essas reflexões vai ajudá-lo a estipular metas que sejam realistas e que estejam de acordo com exigências e expectativas que os vendedores já estão familiarizados. Por esse motivo, o sucesso para definir metas depende de senso crítico e visão estratégica.
Crie metas escaláveis
Uma vez que você conheça muito bem o mercado e a sua equipe, já pode iniciar o planejamento da sua meta de vendas.
Para isso, lembre-se de criar metas escaláveis e ir aumentando de forma gradual o nível de desafio dos objetivos estabelecidos.
Não comece com metas ambiciosas demais, sobretudo se o desempenho esperado for um número que destoa do histórico que todos estão familiarizados até então.
Proponha desafios menores, dessa maneira, quando a equipe atingir as novas metas desenvolverá confiança e entusiasmo para encarar objetivos mais altos.
Esteja preparado para criar um período de transição para a meta de venda desejada, se for necessário. Desafiar os vendedores dentro de limites aceitáveis, que equilibre realismo e crescimento, é a atitude que levará a desempenhos melhores.
Por fim, utilize o método SMART para nortear o seu planejamento. Afinal, é essencial que as metas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e que tenham um prazo delimitado para serem atingidas.
Agora que você já sabe como estabelecer metas de vendas para o seu negócio, que tal descobrir como o método SMART pode ajudar a atingir os seus objetivos?