Como reduzir os impactos do coronavírus na empresa

Published by Luis Batista on

Como reduzir os impactos do corona vírus na empresa

Muito tem se falado na crise que vários países estão passando devido ao surto do novo Covid-19, os impactos das quarentenas têm derrubado bolsas, paralisado fábricas e esvaziado mercados mundo a fora. Tais impactos parecem inevitáveis, mas observando nossos vizinhos distantes, como a China, podemos aprender com seus erros e acertos, prevendo como será aqui no Brasil e antecipando ações para que os empreendedores do ramo pet não sejam tão atingidos durante o provável surto que chegará ao Brasil.

Vendendo sem clientes

Um fato bastante claro em eventos como esse é que as pessoas tendem a ficar em casa, seguindo as indicações da OMS, evitando assim aglomerações, mas como vender se os  clientes não podem ir até o pet shop?

Uma coisa é fato, os pets continuarão se alimentando, em caso de problemas de saúde terão tratamento e para aqueles clientes mais exigentes, o banho também será indispensável.

Assim como a ciência está usando a tecnologia para combater o corona vírus, na gestão de empreendimentos pet não será diferente, usar a tecnologia será o grande diferencial para que não sejam tão impactados com a redução no fluxo de pessoas.

Sistemas que permitem que o cliente faça pedidos remotamente serão o grande diferencial entre quem vai vender e quem não vai, essa solução pode (e deve) ser aplicada tanto para o varejo quanto para o B2B.

Nesse ponto, as empresas devem estruturar muito bem serviços de Pet Taxi (leva e traz), dando a opção para seus clientes continuarem comprando os produtos e serviços sem ter que sair de casa, dessa forma haverá considerável redução dos riscos tanto para os clientes quanto para os funcionários do pet. Um sistema que gerencie a agenda e os relatórios para o motorista são fundamentais para uma prestação de serviço organizada e assertiva.

E a minha equipe?

É provável que quarentenas sejam aplicadas afim de evitar a dispersão do vírus, dessa forma a chegada da equipe até a empresa será afetada, então estruturar de maneira emergencial uma forma de trabalho remota para manter o atendimento dos clientes e as atividades fundamentais da  empresa será a melhor solução para reduzir os impactos do novo corona vírus. Familiarizar os funcionários com ferramentas como o Skype, Google Meeting  e demais soluções, os deixarão mais preparados para essa situação.

E meu fornecedor?

Estreitar laços nessas situações é de fundamental importância, conversar com fornecedores, verificar se possuem algum plano de ação para essa situação, perguntar se tem um sistema para realizar pedidos de maneira remota, caso não possuam indicar a solução que irá utilizar no seu estabelecimento pode ajudar a evitar a falta de distribuição de suprimentos e mercadoria.

Marketing de Prevenção

Criar rotinas bem estabelecidas entre os funcionários seguindo os critérios da OMS, higienizar diariamente todo local de trabalho, disponibilizar álcool em gel e sinalizar com placas para lembrar os funcionários das boas práticas e fazer com que os clientes saibam quais cuidados estão sendo tomados. Já em prestadores de serviços, industrias e demais empreendimentos sem fluxo de clientes, fazer essa informação chegar através de e-mail, Whats App e anúncios. A informação deve ser bem distribuída, não só para tranquilizar seu cliente mas como fonte de segurança para todos que transitarem pela empresa.

Bom, devemos nos manter calmos e atentos, buscar informações de fontes seguras e conseguir prever como contornar e passar por momentos como esse, para isso temos a tecnologia a nosso favor, o momento de buscar um sistema que consiga atender as demandas dos pet shops  e dos seus clientes é agora, além de uma ferramenta que com certeza irá ajudar a enfrentar uma possível crise devido ao Covid-19, o bom sistema fará muito além disso e provavelmente acompanhará  a empresa durante anos, aumentando sua lucratividade, dando ferramentas para crescer e facilitando sua gestão. A WBAGestão vem a mais de 20 anos construindo relacionamento com seus clientes, entregando ferramentas para os mais variados momentos, até mesmo os de crise. Buscamos diariamente trazer inovação e tecnologia para que negócios cresçam e empreendedores tenham um sistema completo para seus negócios.

Mais detalhes sobre a matéria acesse e veja a notícias no portal Terra, Mundo do Marketing e outros.

Portal Terra

Mundo do Marketing

Agência Globo


Categories: StorePet

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *