fbpx

Nosso Blog

Os Grandes 6 mitos do ERP

ERP

Mesmo com a tecnologia tão avançada, ainda existem muitos empresários que se sentem inseguros na hora de escolher um ERP para ajudar na gestão da sua empresa.

Isso acontece, porque ainda existem muitos mitos sobre esse assunto. Mas uma coisa que precisa ter em mente é: A única forma de conseguir administrar sua empresa de maneira eficaz para que ela cresça, é implantando um ERP.

Sendo assim, para que esses mitos desapareçam da sua mente, conheça os 6 principais!

1º ERP é só para lojas grandes 

Esse é um mito muito conhecido, posso dizer que até o maior deles. Pense assim, para que uma empresa tenha sucesso é preciso que toda a gestão dela esteja correta e sendo gerenciada de forma eficaz, certo?

Então, independente do tamanho da sua loja é preciso ter um ERP de gestão. Pois, só assim ela irá crescer de forma saudável e alcançar as metas que traçou. 

Afinal, para que empresas se tornem grandes e referências no mercado, é preciso muito trabalho duro e entre elas está uma boa gestão administrativa.

2º Reduz o quadro de colaboradores

Quando gestores optam por adotar um ERP de gestão, muitos colaboradores no primeiro momento ficam assustados achando que agora perderão seus empregos. Mas isso é um mito.

Por mais que o sistema faça as atividades repetitivas do dia a dia da empresa, há outras tarefas que precisam de mais atenção e de envolvimento de todos da equipe para realizar o melhor trabalho, como por exemplo, criar novas metas e estratégias de vendas.

3º Precisa de um alto custo para ter um ERP

Na maioria das vezes empresários de lojas menores evitam ao máximo implementar um sistema de ERP, isso porque, acham que é um custo que não vale a pena, e é aí que está o grande erro. 

Primeiro, porque, um ERP é um investimento que tem dois pontos: O primeiro é a implantação, para treinamento e instalação e o segundo é a mensalidade do licenciamento de uso. E segundo, porque optar por ter um sistema irá trazer para sua empresa muitos beneficios e controles que tornarão o retorno de investimento rápido.

4º Não exige treinamento nenhum

Como a grande maioria das interfaces dos sistemas de gestão são fáceis e intuitivas, é comum que as pessoas pensem que não há necessidade alguma de ter treinamento. Mas, isso é essencial.

Por exemplo, imagine que seus funcionários trabalham com escala de turnos, e cada um preenche informações sobre o estoque em horários diferentes. Neste caso, para que não haja problemas, e todos da equipe fiquem alinhados para atuar em conjunto, é essencial terem um treinamento. 

Assim, além de evitar transtornos, ajuda na produtividade de cada um do time.

5º O ERP demora muito para ser implementado

Outro mito que assusta os gestores, pequenos, é que o ERP demora muito para começar a funcionar na loja. 

Claro, que para que todos os processos estejam alinhados e para que o sistema rode corretamente é preciso ter informações. Mas isso não significa que o processo seja demorado.

Sendo assim, ter um bom parceiro de negócio pode fazer toda a diferença na agilidade da conversão de banco de dados. 

6º Ficarei refém desta solução

Embora muitos acreditem nesta afirmação, ao adquirir um ERP você verá que acontece o oposto disso.

Afinal, o sistema não te torna refém de nenhuma solução, e sim, te ajuda a delegar funções que são repetitivas no dia a dia, mas nada te impede de fazê-las manualmente, se assim quiser. 

Além disso, por ter relatórios personalizados ele permite que seja possível analisar de forma mais criteriosa diversos aspectos, como financeiros. Desta forma, sua empresa consegue crescer de forma saudável.

Gostou das nossas dicas? Viu só como esses mitos podem atrapalhar o bom andamento da sua empresa? 

Para mais conteúdo como esse, nos siga nas redes sociais!

Conheça mais artigos como esse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp