fbpx

Nosso Blog

Tudo sobre ERP para varejo: como escolher o melhor para sua loja

Os sistemas ERPs se tornaram os mais populares entre empresas de todos os ramos. Hoje, podemos dizer que há ERPs para todas as áreas do comércio e da indústria. Dentre eles, o ERP para varejo veio para ficar e tem auxiliado desde microempresas a empresas de grande porte.

Toda essa popularidade se deve ao fato de que os sistemas ERP representam uma evolução dos sistemas tradicionais e integram diversas funcionalidades em um único lugar. O empreendedor ganha muito mais tempo e economiza gastos com tarefas que antes deveriam ser feitas por outras pessoas.

Para quem trabalha no varejo, neste texto vamos falar tudo sobre como funcionam os ERP para varejo. Apresentaremos as principais vantagens, o quanto vale a pena, e como escolher o ERP correto para sua loja. Acompanha aí!

O que é ERP para varejo?

Um software ERP é um tipo de sistema que integra diversos módulos e aplicativos em um único lugar. A sigla ERP vem de “Enterprise Resource Planning”, que pode ser traduzido como planejamento dos recursos da empresa. Assim, os ERPs servem para auxiliar no gerenciamento de processos e atividades de todos os tipos.

Originalmente, os ERPs foram criados para auxiliar a administração de grandes fábricas e indústrias, mas logo esses sistemas foram adotados em empresas de diversos tipos. Os ERPs se tornaram essenciais porque permitem o gerenciamento de diversas dimensões de um negócio em um único sistema.

Por exemplo, antes do surgimento dos ERPs, os sistemas de gerenciamento realizavam apenas uma tarefa ou integrava algumas poucas. A partir dos ERPs, se tornou possível realizar tarefas como controle de manufaturas, distribuição, gerenciamento financeiro e de qualidade em um mesmo sistema.

No varejo, os ERPs para varejo permitem o controle de estoque, o registro de caixa, relatórios contábeis e financeiros, registro do cliente, e outras funcionalidades. Com isso, os ERPs proporcionam uma economia de tempo ao empreendedor e permite que o gerenciamento de toda a loja ocorra de um modo super simples.

Quais as vantagens de um ERP para varejo?

A grande vantagem dos ERPs está em uma única palavra: automação. Para empresas de atacado ou varejo, isso significa muito. Em sistemas desse tipo, não é necessário registrar venda, estoque e tudo o mais diversas vezes.

O empreendedor registra seu estoque e algumas outras poucas informações. A partir daí, o sistema faz tudo. Controla o caixa, o volume de vendas, alerta sobre o estoque, além de fazer projeções financeiras até mesmo sobre as dívidas ou o lucro. Ainda há outras vantagens que vale a pena ser destacadas:

  • Maior agilidade no gerenciamento de processos;
  • Redução de custos;
  • Maior segurança financeira;
  • Melhor controle de estoque;
  • Melhor controle de caixa;
  • Maior integração dos processos da empresa;
  • Dentre outros.

Os sistemas para varejo tem se destacado cada vez mais dentro do mercado, o que tem criado um interesse crescente pelos ERPs. Para saber mais sobre os sistemas para varejo, veja nosso texto:

Sistema ERP para varejo vale a pena?

Sim, adotar um sistema ERP para varejo pode ser um ótimo investimento para o lojista que atua nessa área. Um sistema ERP ajudará em todo o processo de automação da loja. 

Consequentemente, o gerenciamento e a administração de diversos processos da  empresa se tornará muito mais rápido, oferecendo aos gestores um ganho significativo no controle financeiro do negócio, além de trazer muito mais segurança ao empreendedor.

Se você é daqueles lojistas que ainda controla tudo no caderno ou numa planilha e depende de anotar tudo o que acontece dentro da loja, utilizar um bom ERP pode ser o melhor caminho para economizar seu tempo e gerenciar toda a loja em um só lugar. Para quem administra múltiplas lojas, veja

Como escolher um ERP para varejo?

O escolher o ERP adequado para sua loja depende de antes de identificar o tipo de processo ou problema que necessita de uma melhor organização dentro da sua loja. Por exemplo, se você gostaria de melhorar o seu controle de estoque, pode escolher um ERP especializado nessa demanda.

Outro exemplo seria um ERP especializado no controle financeiro ou em relatórios contábeis. De um modo geral, os melhores ERP para varejo são aqueles que integram diversas funcionalidades. Por isso, antes de escolher, certifique-se de aquelas funcionalidades farão diferença para o dia a dia da sua loja.

Além disso, certifique-se sobre o equipamento necessário para utilizar todas as funcionalidades do ERP. Alguns ERPs podem exigir um leitor de código de barras, uma impressora de notas fiscais, e assim por diante. Atente-se ao seguinte checklist no momento de escolher o seu ERP para varejo:

  1. Conhecer todas as funcionalidades do ERP;
  2. Certifique-se de que aquelas funcionalidade serão importantes para sua loja;
  3. Tenha o equipamento necessário para utilizar todas as funcionalidades do ERP;
  4. Veja o ERP funcionando em outra loja para saber como ele funcionará no dia a dia da sua loja.

Por fim, basta estar atento aos detalhes acima e você irá adquirir um ótimo sistema para o seu negócio. Rapidamente verá que o investimento dará um ótimo retorno para sua empresa!

ERP para varejo com a WBA Gestão

A WBA Gestão é uma empresa líder de mercado no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento de empresas de diversos ramos. Seus sistemas foram auxiliam na gestão de pet shops, padarias, materiais de construção, livrarias, e diversas lojas que dependem de um bom controle de suas atividades diárias.

O ERP para varejo da WBA está entre os mais utilizados no mercado e já ajudou milhares de lojistas nessa área. O ERP da WBA integra funções como controle da caixa, controle de estoque, relatórios, e até mesmo o gerenciamento de vendas externas.

Quer dar aquela turbinada na sua empresa com um ERP para varejo? Clique aqui e fale com um de nossos atendentes!


Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Confira outros artigos