Nosso Blog

4 cuidados na gestão financeira

4 cuidados na gestão financeira

Cuidar da administração de um negócio não é uma tarefa nada fácil. Isso porque além da atenção necessária no dia a dia nos mais diversos setores, ainda é preciso focar de forma especial em uma área que requer todo cuidado: a financeira, por isso separamos 4 cuidados na gestão financeira.

Esses cuidados devem ser tomados na gestão financeira do seu petshop ou de qualquer negócio, para que o mesmo possa ser bem conduzido e gere bons resultados. Quer saber sobre quais cuidados estamos falando? Então continue nos acompanhando e boa leitura.

1. Como está o controle do seu fluxo de caixa do seu petshop?

Sem sombra de dúvidas, esse é um dos principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de cuidar da gestão financeira de um negócio. Isso porque esse pode ser considerado como o sistema nervoso central da empresa, já que é essencial para uma boa gestão de fluxo de caixa.

Dessa forma, utilizar os recursos financeiros existentes levando em consideração as especificidades do sistema para petshop (sem esquecer de manter a solvência).

Com certeza faz com que o empreendedor possa tanto planejar possíveis reinvestimentos, quanto realocações de recursos em possíveis imprevistos.

2. Redobre o cuidado com fraudes!

Quando se fala em gestão financeira de petshop, sobretudo em meios de pagamentos, é preciso redobrar a atenção quanto a fraudes. Afinal, a tecnologia é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores aliadas aos processos de gestão financeira, mas também é por meio dela que empresários podem sofrer fraudes em seus processos.

Portanto, fica aqui nossa dica valiosa no quesito de gestão financeira de sistema para o seu petshop: pesquise muito bem sobre possíveis softwares de gestão financeira que você esteja pensando em contratar. Certifique-se de realmente se trata de uma empresa confiável, com reconhecimento no mercado que não vai te causar possíveis dores de cabeça.

3. Atenção redobrada com o fechamento de caixa do seu petshop

Assim como citamos no primeiro tópico referente ao fluxo de caixa, o fechamento de caixa também deve contar com atenção redobrada. Afinal, qualquer divergência que acabe passando despercebida aqui, pode gerar prejuízos incalculáveis a todo o planejamento financeiro da empresa – a curto, médio e longo prazo.

Por isso, é preciso estar sempre atento quanto aos cálculos exatos dos saldos em caixa, de saída e de investimento. Pois só dessa maneira é possível saber o destino de cada valor, evitando possíveis complicações no sistema do seu petshop.

4. Não esqueça do capital de giro

Manter o ativo do capital de giro sempre circulante e superior ao passivo é sinônimo de que a sua gestão financeira está no caminho certo.

Isso porque é por meio dessa dinâmica que temos o cenário de capital de giro azul, o qual apresenta baixos riscos às operações do negócio como um todo.

Para isso, é importante contar com um bom planejamento, o qual deve compreender desde a gestão dos estoques até o fechamento de caixa.

É claro que existem mais um monte de cuidados, mas esses foram os 4 cuidados na gestão financeira que listamos como importantes e iniciais para começar hoje mesmo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os cuidados, mais importantes para se ter na gestão financeira do seu petshop, corre lá no nossos artigos do blog para saber um pouco mais sobre o assunto?

Acompanhe as novidades no Instagram: https://www.instagram.com/wbagestao/

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp