Nosso Blog

Como controlar os produtos com vencimento do seu PetShop.

Além da perda financeira, você pode cometer um crime se vender produtos vencidos em seu petshop. Pensando nisso, é importante saber como controlar os produtos com vencimento do seu petshop.

Para isso, precisamos falar sobre questões relacionadas à gestão do seu estoque, da arrumação nas prateleiras e também de ferramentas que facilitam o dia a dia do estabelecimento. Afinal, é muito diferente lidar com produtos com vencimento em relação aos outros produtos da sua loja.

Tenha sempre um inventário dos produtos

Inventário nada mais é do que uma lista com todos os produtos da sua loja. Quanto mais detalhes tiver, melhor será para administrar o que precisa sair do estoque primeiro, por conta de vencimento.

Atualmente, como temos muitas soluções que têm a tecnologia para ajudar na rotina, é interessante fazer um inventário eletrônico. Pode ser em uma planilha ou software, que devem ser, claro, sempre alimentados.

Gerar relatórios periodicamente para checar produtos

Emissão de relatórios, tanto do estoque quanto sobre as vendas, podem ser cruciais para movimentar seu estoque. Há várias estratégias em relação a isso que podem ser aplicadas para evitar perdas.

Por exemplo, o sistema FIFO (First In First Out), que significa “Primeiro que Entra Primeiro que Sai”, pode ser usada para isso. Produtos mais antigos são postos na frente para que tenham saída mais rápida, já que o vencimento também está na frente dos comprados recentemente para o estoque.

Conte com a sua equipe

A sua equipe é fundamental para que você consiga tornar todo esse planejamento possível. Ofereça ferramentas e treinamentos para que ajudem a gerir a entrada e saída dos produtos.

Se a sua loja for de grande porte e tiver vendedores divididos por sessão, premie aqueles que tiverem menos perdas. Isso é um exemplo de competição saudável que pode gerar bons resultados.

Coloque produtos em promoção

Uma das estratégias mais conhecidas para acabar com o estoque de produtos perto do vencimento é fazer uma promoção. Então, avalie e chegue a um preço promocional para vender aqueles produtos que estão a ponto de vencer.

Outra ideia é dar como brinde, seja na compra em um valor específico ou na compra de outro produto ligado à promoção. Assim, você consegue liberar esses produtos sem prejuízos.

Estas são algumas orientações para você saber como controlar os produtos com vencimento do seu petshop. Claro que deve adaptar à realidade do tamanho da sua loja e da sua equipe. Porém, ressaltamos que é muito importante que você tenha ferramentas, como softwares, para esse trabalho.

Uma vez alimentados e atualizados, os sistemas ajudam a prever o vencimento próximo, avaliar aqueles produtos que saem menos, e muitas outras informações. A gestão será outra se você adere a esses recursos que só a tecnologia pode oferecer, mesmo em lojas pequenas.

Além disso, há diversas técnicas que servem tanto para posição dos produtos no estoque, quanto nas prateleiras. Tudo isso contribui para se precaver de perdas e controlar os produtos com vencimento próximo.

Se você gostou, não deixe de acompanhar outros conteúdos como este em nosso blog e nas redes sociais. Siga-nos!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp