O empreendedorismo é o caminho escolhido por milhares de brasileiros que desejam ter uma renda maior, mais liberdade ou construir um negócio sólido.
No entanto, ter um negócio de sucesso necessita de planejamento, foco e persistência, afinal os desafios são enormes.
Então, para quem pensa em aderir ao empreendedorismo, selecionamos algumas dicas que podem alavancar sua pequena empresa. Saiba mais!
Empreendedorismo no Brasil: dados estatísticos
Em meio à crise econômica e à pandemia, o mercado interno ainda teve notícias a celebrar. A decisão de muitas pessoas de empreender criou novas oportunidades para uma boa parcela da população brasileira.
De acordo com pesquisa do Sebrae, as pequenas empresas responsáveis pela geração de 142,7 mil empregos no país em 2020.
Além disso, houve destaque também para o aumento de Microempreendedores Individuais (MEI). Das 3.359.750 empresas abertas no ano passado, 2.663.309 eram MEIs – um aumento de 8,4% em relação a 2019.
Assim, com tantos novos empreendedores, o ideal é que todos tenham acesso a informações que ajudem a consolidar os negócios da melhor forma.
Dicas para se dar bem empreendendo
Use sua área de conhecimento
Um dos maiores problemas para quem está empreendendo é apostar em segmentos nos quais o dono do negócio não tenha nenhum conhecimento.
De fato, essa é uma escolha ousada e pode trazer problemas futuros, uma vez que você entende as características de um outro segmento.
Por exemplo, você atua na área de engenharia, mas decide empreender na área de moda feminina.
Caso não tenha o mínimo de conhecimento sobre esse público e sobre moda, a gestão do seu negócio pode ser mais complicada.
Estude sempre
Muitas plataformas e instituições oferecem cursos gratuitos sobre gestão empresarial, sobre fluxo de caixa, controle de estoque e outros aspectos.
Portanto, vale aproveitar todo esse conteúdo e formar sua base de conhecimento para administrar sua empresa sem ser pego de surpresa.
Os cursos online e workshops são, de fato, essenciais. E não apenas para quem está começando como também para quem já está há mais tempo empreendendo.
Comece pequeno
Não tenha a intenção de começar um grande se não puder arcar com essa escolha.
Muitas grandes empresas começaram pequenas e evoluíram ao longo tempo, investindo em recursos, em conhecimento, em mão de obra e em inovação.
Além disso, se você começa uma empresa de pequeno porte, pode escalar o negócio com mais planejamento, reduzindo as “dores do crescimento” da sua empresa.
Invista na tecnologia
Está abrindo sua empresa? Busque usar aplicativos e sistemas de tecnologia para ganhar agilidade nas tarefas. No caso do varejo, temos a sugestão do ERP gestão Storeware.
Com ele, você administra sua loja física ou online de modo automatizado, e controlando o estoque, pedidos, PDV e fluxo de caixa.
Além disso, nosso sistema possui um ERP, o que significa que permite otimizar processos, emitir notas fiscais e gerar relatórios para promover tomadas de decisão mais eficientes para o seu negócio, e tornar os processos mais rápidos e seguros.
Caso ainda não conheça o ERP gestão de varejo Storeware, entre em contato conosco!
Gostou do conteúdo? Então curta e compartilhe em suas redes e siga também nosso perfil nas redes sociais!