fbpx

Nosso Blog

4 Ferramentas de gestão para usar na sua loja

ferramentas de gestão

Gerir um negócio é um caminho repleto de desafios. Por isso, quem está iniciando as operações de uma empresa deve conhecê-los bem para levar o negócio ao crescimento. 

Mas a boa notícia é que temos várias ferramentas de gestão para facilitar a longa jornada dos empreendedores! 

Portanto, se quer conhecer quais são as ferramentas de gestão mais importantes e como elas podem te ajudar a aumentar o crescimento da sua empresa. Continue lendo este artigo e tire suas dúvidas! 

Ferramentas de gestão: quais opções usar?

No mundo dos negócios, temos alguns tipos de gestão mais comuns, dentre elas:

  • Financeira;
  • Comercial;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão tributária e empresarial, 
  • entre outras. 

Mas além dessas, existem algumas ferramentas que podem tornar seu o trabalho mais fácil, ajudar no processo de decisão e acelerar seus ganhos.

Benchmarking

O benchmarking identifica e aplica as práticas demostradas nas operações de vendas, e com isso, ele pode te ajudar a melhorar o desempenho das vendas da sua loja.

Sendo assim, com essa ferramenta, os gestores podem comparar o desempenho de seus produtos, serviços ou processos com os de seus concorrentes. 

Ou seja, o objetivo desta ferramenta é encontrar exemplos dos melhores desempenhos e entender os processos e práticas de como impulsiona-los.

PDCA

Este é um dos métodos de gestão mais famosos, antes de tudo, precisamos conhecer o que é cada sigla do PDCA e quais são seus quatro pilares: 

  • Planejar (Plan): estabelecer metas e processos que permitam alcançar os objetivos propostos;
  • Desenvolver (Do): implementar o que foi planejado e executar o processo;
  • Checar (Check): verificar os resultados e identificar possíveis erros e inconsistências;
  • Agir (Act): tomar decisões para corrigir erros, realizando melhorias nos processos.

Portanto, o ciclo PDCA é considerado uma das ferramentas para conseguir colocar em prática qualquer objetivo e estratégia deseja, e ele só funciona, quando realmente colocado em prática.

Seis Sigma

Quando falamos do método: Seis Sigma, trata-se de um método que fornece às empresas ferramentas para melhorar os processos do dia dia de cada empresa. 

Ao mesmo tempo em que você aumenta o seu nível de desempenho, você também consegue contribuir para o aumento de produtividade, e consequentemente, com isso, o aumento de lucros, engajamento dos funcionários e a qualidade dos produtos ou serviços. Ou seja, diminuindo os riscos, problemas e erros.

Além disso, existem outros benefícios da implantação Seis Sigma na gestão da sua empresa, como:

  • Facilitar a compreensão detalhada dos processos críticos de negócios;
  • Oferecer maior impacto por meio de projetos vinculados aos resultados financeiros;
  • Aumentar a comunicação entre a gerência e os profissionais por meio de apresentações de projetos.

Kanban

A ferramenta Kanban utiliza quadros e cartões visíveis para gerenciar o trabalho, melhorar o fluxo das tarefas e praticar a melhoria contínua. 

Sendo assim, os sistemas Kanban aproveitam o poder do gerenciamento visual para ajudar as equipes a maximizar o tempo e a eficiência. 

Mas é claro, existem muitas outras ferramentas e outros métodos. Entretanto, se quer administrar sua empresa com eficiência, essas ferramentas serão essenciais para o processo.

E se você precisa de um ERP de gestão para administrar melhor todas as tarefas e setores da sua empresa, conheça o Storeware da WBA

Gostou do conteúdo? Siga nosso perfil no Instagram

Quer ver mais artigos como este? Acesse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Confira outros artigos