fbpx

Nosso Blog

Gestão de negócio: 5 dicas para ter uma empresa sólida

gestão de negócio

Para ter uma empresa de sucesso, os empreendedores devem investir tempo e dinheiro na criação e na execução de ideias. Mas somente isso não basta para fazer sua empresa ser mais forte e competitiva, afinal uma boa gestão de negócio faz toda a diferença!

É a gestão de negócio que vai permitir aos empreendedores terem uma visão profunda sobre o empreendimento, sobre as oportunidades de mercado e até sobre os riscos do negócio. 

Pensando nisso, destacamos neste artigo 5 dicas para ajudar você, empreendedor ou gestor, a ter uma empresa mais produtiva, lucrativa e bem-sucedida! 

Planejamento e organização na gestão de negócio

Para ter sucesso nos negócios, você precisa, inicialmente, de duas coisas: de um bom planejamento empresarial e de organização. Isso certamente o ajudará a priorizar tarefas e a analisar os resultados de acordo com os objetivos e metas do negócio. 

Assim, uma solução para organizar as atividades diárias em sua empresa é criar uma lista de tarefas para cada setor da organização. E isso pode ser feito por meio de um sistema de gestão (ERP de varejo). 

À medida em que cada tarefa é realizada, ela é automaticamente concluída na lista que você criou na plataforma de gestão. Sem dúvida, essa vantagem garantirá que você não se esqueça de nada e conclua todas as tarefas essenciais para a sobrevivência do seu negócio.

Análise da concorrência

Ignorar as ações dos seus concorrentes em seu segmento é um grande erro! 

Além de deixar sua empresa despreparada para enfrentá-los, você pode perder a oportunidade de usar os cases de sucesso deles para implementar estratégias no seu negócio com base no brainstorming. 

E você pode também usar essa análise da concorrência, para ver e aprender, quais os pontos fracos do seu concorrente e trazer a sua empresa como um ponto forte, e de diferenciação do mercado.

Sendo assim, para ter sucesso, você não pode ter medo de estudar e aprender com seus concorrentes.

Foco no cliente

Muitas empresas têm como premissa o foco no produto, seja no desenvolvimento de novos produtos ou na melhoria deles. No entanto, as organizações que mais têm se destacado são as que têm foco no cliente.

Além disso, com tanta concorrência no mundo corporativo e com tantas opções de produtos, serviços e marcas para escolher, é o cliente quem dita as regras do jogo atualmente. 

Por isso, é importante que você conheça os gostos, necessidades, demandas e o que o cliente realmente quer e assim conseguir focar nessas necessidades e aumentar as suas vendas.

Melhore seu atendimento

O setor de atendimento é responsável por captar clientes e também por fidelizá-los. Sendo assim, vale treinar suas equipes internas, de modo que ofereçam um pré e um pós atendimento de qualidade aos clientes.

Uma indicação da WBAGestão é leia o livro, O jeito Disney de encantar os clientes, e veja como aa Disney faz para ser a empresa que mais encanta seus clientes todos os dias.

Use ferramentas de gestão 

Se a tecnologia pode ser usada em seu favor, por que não utilizá-la? Algumas ferramentas de gestão, por exemplo o ERP de varejo Storeware, estão disponíveis para ajudar sua empresa a ter uma administração mais fácil, ágil e automatizada. 

Ao automatizar tarefas comuns, você os seus funcionários ganham mais tempo para priorizar outras atividades estratégicas para os negócios.   

Ainda não conhece o Storeware? Então, fale conosco e solicite demonstração do sistema sem compromisso!

E não se esqueça de seguir os nossos perfis nas redes sociais

Para mais artigos como este acesse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Confira outros artigos