É muito comum que donos de pet shop tenham muita atenção com toda a parte técnica e veterinária do negócio, mas acabam esquecendo o seu lado empresarial. Assim como toda empresa, todo pet shop depende de uma boa gestão financeira e contábil. Neste texto, vamos explicar tudo sobre a contabilidade para pet shop.
Seja lá o modelo de negócio do seu pet shop, seja um pet shop online, um pet shop móvel, ou uma loja pet shop, a gestão das finanças e a manutenção das demandas contábeis são fatores essenciais para se ter uma empresa bem estruturada e com boa possibilidade de crescimento.
Por essa razão, o uso de ferramentas que automatizam a gestão do negócio e o auxílio de um profissional da área contábil fazem muita diferença para pensar o futuro do negócio e conseguir elaborar boas estratégias de crescimento. Controle de finanças significa ter dados financeiros e os dados sempre nos ajuda a melhorar.
Como funciona a contabilidade para pet shop?
A contabilidade para pet shop é uma forma de assessoria contábil voltada exclusivamente para o auxílio das demandas contábeis de um pet shop. Nesse tipo de serviço, o gestor do pet shop recebe orientação sobre as demandas tributárias do negócio, a gestão financeira, a contratação de funcionários, dentre outros.
Os serviços contábeis para pet shop são importantes durante todas as fases do negócio, desde o seu início, registro e formalização, até os momentos de crescimento ou de dificuldade. Vale ressaltar que mesmo que você possua uma franquia de pet shop, uma assessoria contábil também é fundamental.
O acompanhamento dos profissionais adequados faz bastante diferença para a correta gestão de um pet shop. Para já ter acesso a diversas dicas de como melhorar a gestão do seu pet shop, confira!
Os principais benefícios da contabilidade para pet shop
A contabilidade para pet shop pode fazer uma grande diferença para o crescimento de um pet shop. A partir da correta gestão de pet shop, é possível obter diversos benefícios, como
- Formalização da empresa;
- Escolha de regime tributário adequado;
- Escolha de formato jurídico correto;
- Pagamento de impostos e encargos tributários;
- Redução de custos e despesas;
- Gestão financeira pet shop;
- Automatização de processos através de um sistema de gestão para pet shop;
- Contratação de funcionários;
- Elaboração de contratos;
- Precificação;
- Organização das finanças e planejamento de longo prazo.
Muitos donos de pet shop acreditam que os gastos decorrentes de uma assessoria para a gestão financeira do seu negócio não compensam os seus benefícios, mas isso é um grande erro.
Todo tipo de gasto direcionado a orientação do lado empresarial da empresa, seja através de uma assessoria contábil, ou através da aquisição de um sistema para pet shop com o objetivo de facilitar o dia a dia, deve ser tratado como um investimento e não apenas como uma despesa.
Se você ainda está em dúvida sobre se deve investir em uma assessoria contábil ou em um sistema para pet shop, nós temos algumas recomendações que podem fazê-lo mudar de ideia
Quando devo procurar a contabilidade para pet shop?
Não há uma regra exata sobre quando o dono de pet shop deve buscar o serviço de contabilidade para pet shop. Porém, é comum empreendedores buscarem uma assessoria contábil somente nos momentos de dificuldade ou durante o processo inicial de formalização da empresa.
Uma assessoria contábil deve ser buscada durante todos os estágios de desenvolvimento de uma empresa. Somente a correta orientação profissional é capaz de dar ao empreendedor uma maior confiança sobre o futuro da empresa, sobretudo as demandas que devem ser atendidas para que a empresa cresça.
Gestão financeira na contabilidade para pet shop
A gestão financeira é o pilar central do desenvolvimento de uma empresa. O controle correto das finanças de uma empresa é fundamental para que se tenha uma ideia precisa sobre a saúde financeira do negócio.
A gestão financeira de um pet shop, seja de um pet shop online ou de uma loja pet shop, possui alguns pilares centrais que podem ajudá-lo a saber como organizar as suas finanças:
- Separação das contas pessoais das contas da empresa (evite sempre o erro de utilizar as contas da empresa como se fossem pessoais);
- Manter o controle diário de custos e despesas;
- Precificação correta de produtos e serviços (muitos donos de pet erram ao precificar seus serviços se baseando no preço dos concorrentes);
- Pagamento de impostos e encargos tributários;
- Manter o controle adequado do estoque;
- Gerenciar processos para evitar gastos desnecessários e tempo improdutivo;
- Automatizar o controle de registros financeiros e outros fatores, como agenda de atendimento e base de dados dos clientes (para esse caso um software ou sistema para pet shop é fundamental).
Ferramentas para facilitar a gestão do pet shop
À essa altura, você já deve estar muito mais familiarizado com a contabilidade para pet shop e de como ela pode ser uma importante aliada para o crescimento do seu negócio.
Sem uma boa gestão de pet shop, você nunca saberá para onde o seu negócio está navegando e o que é possível fazer para crescê-lo ainda mais. Lembre-se que um pet shop é uma empresa e deve ser gerenciado como uma.
Uma das formas mais eficientes de facilitar a gestão financeira de um pet shop é através do uso de softwares que facilitam o acompanhamento das finanças e das demandas contábeis da empresa.
A WBAGestão, empresa especializada na produção de softwares que atendam às diversas demandas de empreendedores, destaca-se com um sistema exclusivamente voltado para a gestão financeira de um pet shop.
O Storepet tem beneficiado diversas empresas do mercado pet. Através dele é possível controlar, em um único sistema, grande parte das demandas do dia a dia do seu pet shop. É possível registrar atendimentos da clínica veterinária, acompanhar registros de vacinação, controlar estoque, controlar banho e tosa, elaborar planos de fidelidade, e muitas outras funcionalidades.
Gostou? Solicite uma demonstração gratuita do Storepet! E para ficar por dentro de mais dicas, nos siga nas redes sociais.