Nosso Blog

Gestão Financeira: Planejamento financeiro para pet shop garante sucesso do negócio

Planejamento financeiro para pet shop garante sucesso do negócio

O cotidiano de uma loja pet ou clínica veterinária pode ser muito dinâmico. Sendo assim, é difícil para os gestores fazerem o controle de estoque, o planejamento de marketing e a gestão financeira do estabelecimento.  

Deste modo, o resultado da desorganização financeira pode ser desastroso para qualquer empresário, levantando a importância do uso de um software pet shop com ferramentas de gestão essenciais para todo negócio.

Como conhecemos bem a rotina do segmento pet shop, separamos algumas dicas para você ter sucesso nas operações com um planejamento de gestão financeira mais eficiente! 

Comece com um planejamento geral e de gestão financeira do seu pet shop

Se pensa em criar um pet shop ou em melhorar a gestão financeira da loja já existente, comece pelo planejamento geral. Afinal, é planejando diversas atividades e aspectos que você poderá avaliar despesas, cortar custos e elevar os lucros. 

Então, faça uma lista das despesas fixas e variáveis: aluguel, conta de luz, folha de pagamento, fornecedores, marketing, etc. Depois, avalie todos os itens nos quais você pode otimizar investimentos.

Separe as contas da empresa das suas contas pessoais

Um grande erro de muitos empreendedores é misturar o dinheiro do caixa da empresa com a conta pessoal. Certamente, antes de iniciar o negócio, você definiu qual seria seu pró-labore, não é mesmo? 

Portanto, evite fazer retiradas do caixa da loja pet ou da clínica veterinária para pagar despesas pessoais ou da sua casa.

Afinal, o caixa da loja reserva o dinheiro para atender às necessidades do negócio, como compra de produtos, pagamento de funcionários e o aluguel do espaço. 

Faça reinvestimentos, sempre que possível

Outro erro “clássico” dos empreendedores de primeira viagem – e até dos mais experientes – é se entusiasmar com as vendas e embolsar os lucros. 

Sendo assim, considere que parte dos lucros do seu pet shop deve ser reinvestida no próprio negócio.

Afinal, somente assim será possível oferecer novos serviços, contratar mais pessoas, ampliar o leque de produtos e até melhorar a divulgação do seu pet shop. 

Ou seja, pode ser que ao final das contas, você perceba que sobra dinheiro até para contratar soluções tecnológicas e um software pet shop para melhorar as finanças do seu estabelecimento. 

E, por falar em software para pet shop, vale a pena conferir o artigo “Por que escolher o StorePet como software de gestão para pet shop? e entender como o nosso sistema para gestão pet pode ajudar na administração mais efetiva do seu negócio!

Fique por dentro de novidades e tendências do setor no blog da WBAGestão e nas nossas redes sociais! 

Para mais artigos como esse

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp