fbpx

Nosso Blog

Indicadores financeiros: Por que devo acompanhar?

Indicadores financeiros

Sua empresa pode ser pequena, familiar, ou estar apenas dando os primeiros passos. Nada disso importa! Afinal, seu varejo necessita de cuidados, assim como toda empresa maior e mais sólida no mercado.

Aliás, para que a sua empresa alcance o sucesso, é preciso ter atenção redobrada a questões como controle de fluxo de caixa e indicadores financeiros. E por falar em indicadores financeiros, você sabe o que são e quais são eles?

Analisa os relatórios com os indicadores produzidos pelo ERP de varejo diariamente? 

Se você nem imagina quais indicadores financeiros são essenciais no seu negócio, está na hora de ler este artigo e ficar por dentro de tudo. Saiba mais! 

O que são indicadores financeiros? 

Os indicadores são estatísticas financeiras que auxiliam na análise do desempenho dos negócios. 

Além disso, esses indicadores permitem monitorar a estabilidade e a solidez de uma empresa e até de alguns setores da economia. 

Portanto, eles oferecem informações relevantes como: ativos, passivos, dívidas, receitas, patrimônio líquido empresarial e muitos outros fatores. 

Agora que você já sabe, em resumo, o que são os indicadores, vamos conhecer cada um deles individualmente e saber como eles impactam o seu negócio. 

Balanço patrimonial

Este documento, em forma de relatório gerencial, que você pode gerar pelo seu ERP de varejo,  aponta como está a situação financeira do seu varejo. 

No balanço patrimonial estão listados todos os ativos, passivos, bens, lucros e dívidas da sua empresa. Além disso, esse relatório deve ser elaborado pelo menos uma vez ao ano. 

Margem de lucro líquido

A margem de lucro líquido é um índice de lucratividade que mede a porcentagem da receita restante depois de subtrair todos os custos do negócio, incluindo:

  • Custos de mercadorias vendidas
  • Despesas operacionais, juros e impostos. 

A margem de lucro líquido difere da margem de lucro bruto como medida de lucratividade para o negócio. Sendo assim, leva em consideração não apenas o custo das mercadorias vendidas, mas todas as outras despesas relacionadas.

Veja o cálculo: Margem de lucro líquido = Lucro / receita líquida * 100

Retorno sobre investimentos (ROI)

Como você sabe se tudo o que investiu até o momento em sua empresa está dando retorno? Esse indicador, de fato, é um dos mais importantes porque, entre outras coisas, ajuda nas tomadas de decisão sobre a gestão empresarial.  

Por exemplo: você decide realizar campanhas de marketing para divulgar um novo produto lançado no mercado. 

Isso requer uma contribuição de dinheiro e, por isso, é essencial saber se a verba investida dará um retorno financeiro para o seu empreendimento. 

O cálculo do retorno sobre investimento (ROI) é simples: divida o lucro líquido pelo total de ativos do balanço. Assim, o ROI pode informar se a empresa está dando lucros ou prejuízos, de modo geral. 

Além disso, você pode analisar o ROI amplamente ou apenas em determinadas áreas da empresa (produto marketing, operações, etc). 

Giro de estoque

O giro do estoque é um índice de eficiência que mede quantas vezes por período contábil a empresa vendeu todo o seu estoque. Esse indicador, sobretudo, dá uma ideia se uma empresa tem estoque excessivo em relação aos níveis de vendas.

Calcule assim: Giro de estoque = Custo de vendas / (estoque inicial + estoque final / 2)

Controle de fluxo de caixa

Você faz um controle de fluxo de caixa eficiente, de verdade? O fluxo de caixa operacional fornece a informação sobre quanto dinheiro em caixa sua empresa tem como resultado de suas operações. 

Ele também pode se mostrar positivo, significando que há caixa disponível para expandir as operações. Ou pode ser negativa, mostrando que há prejuízos, ou seja, a empresa tem mais custos/gastos do que lucros. 

Portanto, ao fazer o controle do fluxo de caixa o empreendedor pode avaliar a possibilidade de solicitar financiamento, empréstimos ou gerir melhor seu negócio com outras medidas. 

Lembrando que o fluxo de caixa é encontrado na demonstração do fluxo de caixa e pode ser calculado usando um de dois métodos: direto ou indireto. 

No nosso ERP de varejo Storeware você tem todas as informações e dados de que necessita para gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa com muita tranquilidade e eficiência. 

Quer saber mais sobre o Storeware? Fale com a nossa equipe comercial! 

Gostou do conteúdo? Siga nosso perfil no Instagram

Quer ver mais artigos como este? Acesse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp