fbpx

Nosso Blog

Gestão de loja de materiais para construção: como aprimorar

O controle de uma loja de material de construção é um desafio de todo empreendedor que atua nesse setor. Por isso, a gestão de loja de materiais para construção é um serviço fundamental para o sucesso de todo negócio nessa área.

As lojas de materiais de construção estão entre as mais lucrativas do Brasil. Isso ocorre porque o setor de construção civil representa cerca de 34% do mercado total da indústria brasileira. 

Por isso, mesmo em cenários de recessão, as empresas desse setor conseguem manter um faturamento regular. Se você é gestor de loja nesse ramo, neste texto apresentaremos diversas dicas de como aprimorar a gestão de loja de materiais para construção. Boa leitura!

O que é a gestão de loja de materiais para construção?

A gestão de loja de materiais para construção é uma forma de controle e organização dos processos necessários para o funcionamento de uma loja de material de construção.

As ferramentas e métodos utilizados na gestão de material de construção visa resolver as dificuldades comuns a rotina de uma loja de material de construção. Em geral, tais problemas estão situados em processos como controle de estoque, setorização de produtos e controle dos pedidos. 

O gestor de loja que atua no setor de construção sabe da necessidade de ferramentas que auxiliem todo o controle de organização da loja, de registro de pedidos, de entrega aos clientes e, sobretudo, de recebimento dos fornecedores. 

Pra que serve a gestão de loja de materiais para construção?

Em geral, dizemos que a gestão de material de construção visa a automação de processos e uma maior eficiência no controle e organização da loja. Lojas de materiais de construção vivem as mesmas dificuldades de lojas de atacado ou varejo com muitos produtos. Algumas dessas dificuldades são:

  • Setorização adequada de produtos;
  • Organização eficiente dos produtos da loja;
  • Sistema de acompanhamento das entregas;
  • Sistema de acompanhamento do estoque;
  • Sistema de acompanhamento do recebimento dos fornecedores;
  • Controle administrativo e financeiro;
  • Problemas com a logística de entrega e saída do estoque.

Dessa forma, a gestão de loja de materiais para construção pode atuar em diversas dimensões do funcionamento de uma loja de materiais de construção. O objetivo é alinhar todos os processos da loja com o objetivo de otimizar custos financeiros, tempo de execução e a automação das demandas.

A falta de preocupação com a gestão do seu negócio pode ser a principal fonte de problemas como desorganização, atraso nas entregas, falta constante de produtos na loja, além da má utilização dos recursos financeiros. Para saber mais sobre como resolver alguns desses problemas no seu material de construção, veja:

Quais os benefícios da gestão de loja de materiais para construção?

Um dos grandes benefícios da gestão de loja de materiais de construção é conseguir ter mais informação sobre o que está acontecendo na empresa. Toda loja com muitos itens faz com que seja muito difícil que o gestor tenha informação sobre tudo o que ocorre.

Como resultado, os gestores e donos estão sempre às escuras sobre quais decisões tomar para o crescimento do negócio. Por isso, uma das formas mais eficientes para resolver problemas desse tipo é através do uso de um sistema de gestão para lojas de material de construção.

Através desses sistemas é possível automatizar diversos processos e trazer muito mais velocidade para o dia a dia do negócio. Mesmo que você utilize uma planilha para loja de material de construção, certamente ela não se compara ao uso de um sistema específico para as demandas de uma loja desse tipo.

Além de tudo isso, ainda há diversos outros benefícios garantidos com a gestão de loja de materiais para construção. Dentre eles, vale a pena conhecer todos os seguintes:

  • Melhor setorização dos produtos;
  • Economia de gastos e despesas;
  • Melhor gestão de estoque e entregas;
  • Automação de relatórios financeiros e contábeis;
  • Melhoria da logística de entrega;
  • Dentre outros.

Qual o melhor sistema para gestão de loja de materiais para construção?

Como dissemos, muitas dos problemas de gestão de uma loja de material de construção podem ser resolvidos com o uso de um sistema para loja de materiais de construção.

A escolha do sistema mais adequado para sua loja dependerá dos problemas que você espera resolver. O ideal é encontrar um sistema capaz de integrar diversas funções em um único lugar. 

Hoje, os sistemas capazes de gerenciar diversos processos de um negócios são os chamados ERPs (de Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrado). Os ERPs tem se tornado os sistemas preferidos por lojistas das mais diversas áreas.

Dentre os ERPs para material de construção disponíveis no mercado, o Storeware, da WBA Gestão, está entre os que mais oferecem funcionalidades interessantes para uma loja de materiais de construção. Dentre essas funcionalidades, vale conhecer:

  1. Gestor de pedidos;
  2. Controle de estoque;
  3. Controle financeiro total que permite a automação de relatórios, integração bancária, previsão de receitas e despesas, dentre outros;
  4. Integração com outras plataformas de vendas externas;
  5. Cadastro de produtos e melhor organização para métodos como ABC.

Com isso, é possível ter acesso a diversas informações relevantes para avaliação do negócio. Para compreender melhor os benefícios de um ERP, confira nosso texto a seguir:

ERP para materiais de construção com a WBA Gestão

A WBA Gestão é uma empresa especializada no desenvolvimento de ERPs para lojas de atacado, varejo, pet shops, materiais de construção, e empresas de vários nichos de atuação. A empresa já atua em 12 estados pelo Brasil.
Quer saber mais sobre como o Storeware pode auxiliar a gestão da sua loja de material de construção? Clique aqui!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp