Nosso Blog

As melhores dicas para ter um controle de agenda no Pet Shop

Assim como em qualquer estabelecimento que lide com atendimentos, pet shops e clínicas veterinárias precisam manter um controle de agenda bem planejado. Isso irá afetar todo o andamento da rotina empresarial.

Esse planejamento deve ser feito de maneira bastante consciente, pois, caso haja inconsistências, pode impactar negativamente o negócio.

Por exemplo: se você determinar um tempo de atendimento muito grande para cada cliente, o número diário de atendimentos será menor que o potencial. Isso fará você lucrar menos do que poderia.

Pensando na importância do controle de agenda, nós da StoreTeam preparamos algumas dicas para você.

Mantenha a agenda completa e atualizada

Para um controle mais efetivo da agenda é necessário que você se certifique de não deixar nenhuma atividade de fora. Em um pet shop ou clínica veterinária, existem várias atividades que precisam ser desenvolvidas durante o dia.

Colocando todas elas em uma agenda você poderá distribuí-las melhor entre os funcionários. Isso otimizará muito a rotina da sua empresa, pois, aproveitando melhor o tempo, o serviço será mais produtivo.

Portanto, essa agenda também precisa estar atualizada, sempre que surgir algo novo deve-se acrescentar à agenda.

Tempo de atendimento

O tempo de atendimento é um pilar essencial para o controle de agenda. Deve-se estimar um tempo médio que cada consulta veterinária demanda, ou, no caso de pet shops, tempo que cada atendimento específico requer, por exemplo, banho 30 minutos, tosa 40 minutos, assim por diante.

Como sabemos que cada atendimento e que eles não seguem um padrão de tempo, é importante deixar um tempo de, no mínimo, 10 minutos entre um atendimento e outro. Dessa forma, se houver algum atraso não irá prejudicar tanto o próximo atendimento.

Atrasos

Sobre os atrasos, no caso de consultas marcadas com antecedência, deve-se deixar claro para o cliente que atrasos não são tolerados. Claro que quando justificados ou quando são apenas alguns minutos, pode-se ser mais flexível. No entanto, se o horário não for tratado com seriedade a agenda do dia inteiro pode ser prejudicada, isso causará insatisfação nos clientes que estarão esperando pelo atendimento de seus pets.

Estabeleça prioridades

É importante que, principalmente em pet shops, haja uma lista de prioridades. Isso porque, muitas vezes, os atendimentos não possuem horário marcado. O cliente leva seu pet e contrata um serviço em qualquer momento do dia.

Para lidar de maneira satisfatória com isso, é necessário que você crie um arranjo de prioridades. Por exemplo: 3 clientes levaram seus cães para o banho na parte da manhã, entretanto, um cliente já havia marcado previamente uma tosa para seu cão.

O cliente com horário marcado é prioridade, portanto, deve ser atendido primeiro. Sabendo o tempo que o serviço demanda, você será capaz de estipular um tempo médio para os seus outros clientes de quando seus pets estarão prontos.

Benefícios do controle de agenda

Manter um controle de agenda bem desenvolvido trará muita prosperidade ao negócio. Os clientes ficarão muito satisfeitos e a sua marca irá ganhar bastante credibilidade no mercado. Portanto, não perca tempo e organize a rotina da sua empresa.

Para mais dicas sobre gestão empresarial, visite o blog e fique por dentro do nosso conteúdo, ou visite nosso instagram: https://www.instagram.com/wbagestao/

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp