Nosso Blog

5 formas de ampliar os seus ganhos mesmo na crise

A pandemia do novo coronavírus provocou uma metamorfose no cenário econômico. Em pesquisa divulgada no fim de junho, o SEBRAE revelou que 3% das micro e pequenas empresas do Brasil encerraram suas atividades, e que, como consequência, muitas outras estavam no limbo.

Em um cenário de incerteza e limitações de investimentos, fica a pergunta do milhão: afinal, é realmente possível encontrar uma oportunidade ampliar os seus ganhos mesmo na crise e fazer o seu negócio crescer?

Bem, não existe receita de bolo, mas é fato que muitas empresas ao longo da história conseguiram ampliar seus ganhos justamente em períodos de crise, reinventando-se e adaptando-se às realidades impostas.

Quer saber como a sua empresa pode repetir essa façanha no contexto atual? Veja cinco formas de ampliar seus ganhos mesmo na crise.

1. Estratégia online é necessidade

Uma tendência observada bem antes da crise do coronavírus tornou-se basicamente uma questão de sobrevivência: não há como conceber seu negócio sem que ele esteja no meio online.

Ampliar seus ganhos, em primeiro lugar, implica que seu negócio esteja nas redes sociais e invista em modelos de e-commerce e marketplace.

Sim, em algum momento seus consumidores poderão novamente ir às compras em suas lojas físicas, mas só elas não conseguirão sustentar seus ganhos, muito menos em tempos de crise.

É hora de rever as estratégias digitais do seu negócio ou concebê-las rapidamente, caso ainda não haja alguma.

2. Reveja seus custos, mas com prudência

Obviamente, não há como crescer na crise sem que você reveja seu controle financeiro. Afinal, em tempos de crise, seu dinheiro definitivamente não pode ser investido em estratégias infrutíferas.

Mas cuidado: normalmente, neste tipo de período, muitas empresas impulsivamente cortam funcionários e esperam o futuro do mercado para definir o que deve ser feito.

Porém, duas observações: a primeira é que, sendo reativo, dificilmente você conseguirá prosperar na crise; e a segunda é que, ao fazer cortes sem critério, você pode estar minando justamente o seu potencial de crescimento.

3. Atenção ao marketing

Deve-se entender que, mesmo na crise, é preciso fazer investimentos para alavancar seu negócio. E o marketing é uma das ferramentas mais poderosas, pois pode alçar a sua empresa a um lugar de destaque dentro do seu nicho de atuação.

4. Responsabilidade social

Seu cliente está cada vez mais criterioso ao se associar a uma marca. E o mais importante: espera que você tenha responsabilidade social, especialmente em tempos de pandemia. Sendo assim, não ignore o que acontece em sua volta, pois ser solidário poderá espontaneamente fortalecer a percepção da sua marca e aumentar as vendas.

5. Visão de longo prazo

Visão de longo prazo é fundamental para determinar as estratégias que serão necessárias para o crescimento da sua corporação.

A tecnologia é um caminho sem volta, e utilizá-la corretamente transformará a experiência do seu consumidor – mesmo de casa. Sobreviver é fundamental, mas entender como criar um negócio escalável fará a diferença.

Gostou das dicas de como ampliar os seus ganhos mesmo na crise? Em um período de crise como o que estamos vivendo, nada melhor do que colocar essa orientação em prática e ver o seu negócio prosperar. Para mais conteúdos exclusivos, acesse nosso blog e siga-nos nas redes sociais!

Veja mais artigos

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp