Nosso Blog

Como implementar estratégias de vendas omnichannel com a ajuda de um ERP

Quais canais de comunicação e marketing sua empresa utiliza para divulgar sua marca e vender produtos ou serviços? A maior parte das empresas certamente possui um local físico e faz vendas online, tendo todo o suporte de um ERP.

Por isso, um sistema ERP para varejo é uma ferramenta importante na elaboração e na organização de estratégias de marketing e comerciais em diversos canais. 

Além disso, o ERP aumenta ainda mais os negócios quando combinado com um software de gerenciamento de vendas em muitas plataformas – o Storeware Console, por exemplo.

Mas você sabe como um ERP pode, de fato, aumentar suas vendas online e facilitar a gestão de todas as operações do negócio? Então, veja neste artigo como implementar estratégias de vendas no online e no físico com a ajuda de um ERP. Vamos te explicar tudo!

Estratégias de vendas multi plataformas: por que utilizar?

Um estudo divulgado em 2018 pela plataforma Hootsuite mostra que mais de 4 bilhões de usuários estão na internet interagindo de alguma forma com as empresas. 

Logo, a interação vai desde a busca por informações e conteúdos relevantes até as pesquisas online sobre produtos e serviços. 

Só para ilustrar melhor, um relatório da Ebit/Nielsen apontou que as vendas pela internet cresceram 47% no primeiro semestre de 2020.  

Portanto, considerando o atual cenário, fica claro que o comportamento de compra do consumidor mudou e as empresas precisam estar atentas a isso. 

Por isso, vender em diversos canais – site, lojas online, redes sociais e marketplaces – não é apenas uma tendência. É uma estratégia obrigatória para empresas e marcas que querem superar a concorrência no mercado de varejo. 

Crie suas estratégias de vendas omnichannel usando um ERP

Antes de mais nada, entenda que vender produtos em canais diferentes exige planejamento. Primeiramente, é preciso definir algumas etapas essenciais, que são essas:

Entenda a demanda

O que os consumidores buscam? Quais produtos agradam seus clientes? Para quais personas (tipo de público-alvo mais definido) sua marca vende? 

Defina os canais de venda

Sua empresa pretende vender pelo site, por loja online ou por plataformas de marketplace como Submarino e Americanas.com?

Automatize tarefas com um ERP

Uma loja física ou online que deseja ter sucesso precisa investir em tecnologia e em sistemas que facilitem a automatização de tarefas.

Por isso, com um software de gestão, você pode: 

  • Gerenciar com eficiência o financeiro;
  • Fazer controle de fluxo de caixa; 
  • Controle de vendas consolidadas;
  • Gestão de estoque e muito mais. 

Escolha um ERP com hub de integração

Vender produtos via loja física, e-commerce e marketplaces requer uma ampla integração da gestão de vendas. 

Sem isso, o controle financeiro, de vendas, a gestão de estoque e a emissão de documentos ficam separados, causando problemas e falhas de gerenciamento dos negócios. 

Em contrapartida, um sistema de gestão integrado e automatizado é a solução para reunir as operações em uma única plataforma.

Dessa forma, conforme as vendas ocorrem, o estoque de produtos é atualizado automaticamente, assim como outras tarefas. 

Pesquisando uma ferramenta para gerenciamento de vendas com muitos recursos e funcionalidades personalizadas? 

Então você precisa conhecer a Storeware Console, a ferramenta ideal para você gerenciar todas as plataformas de vendas com as quais trabalha.

Além disso, o Storeware Console possibilita o recebimento de pedidos, a organização das vendas e de suas metas, dando fácil acesso a todo o histórico de transações em um período. 

Deseja ter uma demonstração da solução que oferecemos? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas! 

Veja mais artigos como esse

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp