fbpx

Nosso Blog

Como usar o WhatsApp como uma ferramenta de vendas?

WhatsApp vendas

O mundo está cada vez mais tecnológico, e a cada dia mais e mais pessoas utilizam as redes sociais como forma de interação não só com as pessoas, como também, com as marcas que elas utilizam. E com isso, o WhatsApp tem se tornado uma ferramenta de vendas muito utilizada pelas empresas.

De acordo com pesquisas realizadas pela RD Station hoje o WhatsApp tem cerca de 165 milhões de usuários. Ou seja, essa plataforma tem sido a mais usada no Brasil, atingindo 96,4% dos usuários entre 16 e 64 anos. 

Então, se seu desejo é que sua empresa esteja presente nesta rede, mas não faz a minha ideia de como usar o WhatsApp como uma ferramenta de vendas. Acompanhe este artigo onde separamos as melhores dicas!

Conheça o WhatsApp

Antes de dar seguimento às estratégias criadas, é importante conhecer a plataforma que vai utilizar e quais ferramentas ela oferece. Assim, será mais simples executar o trabalho e trazer bons resultados.

O WhatsApp hoje oferece duas versões, sendo a primeira delas a versão que todos estamos acostumados a utilizar para contas pessoais. Já a sua segunda vertente é oferecida a contas empresariais (Business), isso porque, ela oferece alguns diferenciais que são essenciais para uma empresa, como por exemplo:

  • Inserir catálogos, site e telefone;
  • Estipular os horário de funcionamento;
  • Envio de mensagens automáticas;
  • Cadastro de endereço;
  • Entre outros.

Desta forma, gerir e organizar todos os contatos se torna uma tarefa mais simples e eficaz.

E, agora que você já conhece um pouco mais sobre a diferença entre essas versões, vamos às dicas!

Dica 1: Crie grupos para promoções exclusivas

Sabe aqueles clientes fiéis, que não importa a época do ano sempre estão comprando na sua loja? Porque não criar um grupo e mandar promoções exclusivas para eles?

Essa é uma ótima forma de fidelização, uma vez que você estará mostrando o valor que ele tem para você, além de incentivar ainda mais o seu hábito de compra. Afinal, ninguém resiste a uma promoção.

Mas claro, tudo deve ser pensado e planejado para que não haja nenhum prejuízo financeiro no final do mês. Por isso, comece com promoções simples, como:

  • Na compra acima de R$ 100,00 reais ganhe um brinde;
  • Compre 3 leve 4;
  • Acima de R$ 80,00 reais ganhe 5% de desconto;
  • Frete fixo até x quilômetros (no caso de delivery).

Além disso, pode oferecer frete grátis nas compras acima de x reias, isso se tiver loja online ou delivery.

Dica 2: Saiba como se comunicar com os clientes

Saber se comunicar com o seu cliente pelo App é essencial para que ele te responda e para que tenha uma conversa agradável. 

Por isso, opte por escrever as mensagens em um tom amigável, evitando textos muito grandes e formais. 

Outra dica interessante é observar como o cliente se comunica, ele manda emojis, áudios ou apenas textos. Assim, é possível seguir o mesmo estilo que ele gosta de se expressar, se tornando algo mais pessoal e leve para ambas as partes.

Dica 3: Coloque informações importantes sobre a sua empresa

Como citamos anteriormente, o WhatsApp Bussiness oferece alguns recursos que constantemente são atualizados para melhorar ainda mais a conta de seus usuários. 

Por isso, utilizar essas ferramentas é essencial para que a conta da sua empresa esteja cada vez mais completa, e para que os clientes tenham todas as informações importantes.

Sendo assim, crie um belo catálogo mostrando os produtos e/ ou serviços que a sua loja oferece, e não se esqueça de adicionar o endereço e o horário de funcionamento.

Dica 4: Use e abuse do Status

Assim como o Facebook e o Instagram, o WhastApp também tem o seu Status onde as publicações ficam disponíveis por 24 horas. 

Sendo assim, usar essa ferramenta como forma de produzir conteúdos relevantes aos clientes é uma ótima forma para aumentar as vendas. 

Por isso, publique novidades, promoções, conteúdos interativos ou até mesmo avisos importantes como horário de funcionamento, troca de endereços, telefones e feriados.

Dica 5: Faça um calendário de datas comemorativas

Ter um bom planejamento é a chave para aumentar suas vendas e criar laços com seus clientes. Então, criar um calendário de mensagens se torna fundamental.

Programe mensagens temáticas para datas comemorativas que façam sentido para o seu negócio, como por exemplo: Natal, Dia das Mães, Dia dos Animais, Dia dos Namorados, Dias dos Pais, Dia da Mulher, Dia do Chocolate. 

Além disso, use esse cronograma para avisar os feriados, e que por isso, os clientes devem realizar suas compras antecipadas, além de promoções.

Mas lembre-se de enviar essas mensagens semanalmente ou até mesmo a cada 15 dias, para que não perturbe seus clientes a ponto deles bloquearem o contato. 

Gostou das nossas dicas, elas foram úteis para você? Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, nos siga nas redes sociais!

Quer ver mais artigos como esse? Então, acesse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Confira outros artigos