fbpx

Nosso Blog

Varejo do futuro: 4 tendências para os próximos anos.

experiência do cliente

O setor do varejo vem mudando rapidamente, nos últimos 2 anos, podemos notar que houve uma grande mudança nas vendas dos produtos do varejo.

A união entre o digital e a loja física foi só o primeiro passo dessa grande transformação. Esse ano e nos próximos que estão por vim, trarão mais mudanças e revoluções para o setor.

Por isso separamos 4 tendências do que está para acontecer no setor de varejo.

1. A busca por uma experiência inesquecível 

O que podemos notar é que, há uma busca muito grande e constante, para aumentar a fidelização do cliente e trazer para ele uma experiência de compra inesquecível, o que tornará cada marca única.

Quando falamos de experiência do cliente, estamos abordando todo o relacionamento que a empresa estabeleceu, seja ele num atendimento diferenciado.

Essa experiência se dá desde o inicio quando o consumidor pesquisa pela sua marca no Google, ou em alguma rede social, e partir daí, começa a engajar, seja através de um comentário, ou curtindo os posts do Instagram, ou efetuando a compra pelo sua loja virtual.

Mas, com tantas lojas online, o que te faz escolher uma marca ou outra? Algumas pessoas diriam que é pela praticidade, outras porque muitas das vezes no site existem mais promoções do que em lojas físicas. Mas, se pararmos para pensar, o varejo do futuro está se tomando cada vez perto.

E uma empresa que podemos usar como referência e que está promovendo uma experiência de compra inesquecível no seu E-commerce é o Walmart.

Ele lançou recentemente um projeto onde as pessoas agora podem escolher suas roupas provando virtualmente em um manequim semelhante ao dos consumidores. Ou seja, agora é possível escolher o tom de pele e altura para ver detalhadamente como cada peça ficaria no corpo.

Se quiser saber mais dessa revolução do Walmart:

Walmart anuncia tecnologia que auxiliar na prova de roupas à distância

Já a Amazon, ela criou uma loja inteira voltada para que o consumidor tenha a melhor experiência possível, algo que até então é muito novo no varejo.

Veja o vídeo dessa nova experiência aqui

2. Inteligência artificial

Algumas grandes lojas já estão usando a inteligência artificial para ajudar na jornada de compra do cliente, ou seja, usando a tecnologia para melhorar a experiência de compra do cliente e aumentar as vendas.

Isso, porque a inteligência virtual usa informações que ela já conhece para oferecer produtos parecidos para o cliente.

Em outras palavras, ela aprende qual é o perfil de compra do cliente, sabe o que ele gosta de comprar ou não e sugere outros produtos parecidos.

Além disso, com a inteligência artificial é possível fazer um controle para reposição dos produtos no estoque, uma vez que, esses produtos estão sinalizados no sistema de gestão que estão quase acabando, ela pode auxiliar na reposição do produto, para que não haja falta do produto na sua prateleira.

3. Entrega no mesmo dia

A modalidade de entrega no mesmo dia, já é uma realidade em alguns grandes varejistas, e os consumidores tem adorado essa ideia, poder comprar e receber em até 3 horas no conforto da sua casa.

Supermercados, hortifruti, e até mesmo alguns produtos do Mercado Livre já é possível comprar assim.

O novo consumidor quer ser atendido rápido, e essa tendência é que outros setores também incluam essa modalidade de entrega dentro da sua logística, não somente como uma forma de agradar o cliente também, mas como uma estratégia para aumentar as vendas.

4. Sustentabilidade

As empresas estão cada vez mais se posicionando a favor do tema de sustentabilidade, e do meio ambiente, isso porque empresas com esse tipo de posicionamento chamam atenção dos consumidores.

Cada vez mais, a preocupação com o meio ambiente ações como por exemplo: logística reversa, reciclagem de embalagens e incentivar o reuso de alguns produtos, podem ajudar a criar uma identificação com o cliente que também acredita nisso e fidelizar ele por isto.

Além disso, com uma politica de sustentabilidade é possivel criar valor aos seus produtos, podendo inclusive vender eles por um preço mais caro.

Porém, isso não deve ser usado de forma isolada e nem somente para marketing, é preciso criar algo real, e que esteja integrado com a empresa toda, iniciando pelos lideres.

Algumas outras tendências que estavam previstas, já estão acontecendo, como por exemplo:

  • Recebimento via pix na lojas fisicas e online
  • Caixas com autoatendimento
  • Pessoas idosas fazendo compras online
  • Vendas pelas redes sociais.

Sabemos que as tendências mudam o tempo todo, e que é muito dificil de acompanhar todas ao mesmo tempo, porém é para se destacar é preciso ser diferente.

Gostou das nossas dicas? Quer ficar por dentro de mais conteúdos? Então nos siga nas redes sociais!

Para mais artigos como esse, acesse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp