Nosso Blog

Motivos para ter o estoque em um sistema de ERP

Um ERP, trata-se de um poderoso sistema de gestão e otimização de empresas que buscam se manter ativas e competitivas no mercado, mas você sabe quais os motivos para ter o estoque em um sistema ERP?

Com a instalação de um sistema no seu negócio é possível ampliar a área de atuação. Além disso, consegue unir todos os pontos importantes em uma única interface.

Sendo assim, o controle de mercadorias pode ser feito de maneira simplificada e mais assertiva, assim como o inventário.

Como começar

Para varejistas em geral, uma das maiores dificuldades está dentro da própria empresa: na forma de estoque.

Esse é o investimento que fica parado no estabelecimento e deve circular para gerar lucro. Mas quando não está disponível, significa que seu dinheiro está parado.

O uso de um sistema pode melhorar esse controle através de indicadores muito diretos:

  • O estoque mínimo é o número de unidades mínimas necessárias para fazer entre um pedido e outro
  • Giro do estoque, com ele é possível saber a atual situação e quanto de dinheiro você tem no seu estoque.

Maior produtividade

Pela automação de tarefas, os erros se reduzem drasticamente, uma vez que o sistema se encarrega de tarefas repetitivas, que exigem mais atenção do colaborador.

Sendo assim, os gestores podem ocupar o tempo com tarefas mais estratégicas, como projeto de expansão da marca ou correções em processos com problemas.

Melhoria contínua nos processos

No entanto, sem dúvida, a maior vantagem da instalação de um sistema é a aquisição de conhecimento sobre a própria empresa. 

É possível através de indicadores conhecer as necessidades do cliente, e os produtos que apresentam melhores resultados ou margens mais atrativas.

Essa melhoria se expande até mesmo para fora da empresa através de um sistema de compras.

Tudo pode ser previsto com certa antecedência, evitando dores de cabeça como a falta de itens, produtos vencidos e etc.

Estoque é dinheiro parado

Como dito anteriormente, o estoque é um investimento que fica parado. Depende das vendas para se transformar em dinheiro.

Os grandes empresários sabem que os maiores ganhos não estão nas vendas, mas na negociação de compra dos produtos.

Através da análise dos dados é possível compreender como os preços são praticados e os custos se comportam ao longo de determinados períodos. 

Dessa maneira o setor de compras consegue negociar melhor com fornecedores, e encontrar formas de economizar com essas aquisições, além de definir os melhores momentos para continuar ou pausar determinados produtos.

Por isso, o uso de um sistema de gestão é essencial para negócios e empresas que buscam se manter competitivas no mercado. Trata-se da maneira mais simples de reduzir custos e melhorar a produtividade.

Acompanhe todas as novidades pelo nosso Instagram https://www.instagram.com/wbagestao/

Quer ver mais artigos como esse?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp