Nosso Blog

Os passos necessários para começar as suas vendas online

começar as vendas online

A primeira decisão está tomada: você resolveu incluir sua loja no digital e começar as suas vendas online. E ainda não teve experiência com e-commerce, fica a dúvida de como fazer um planejamento eficiente e começar da forma certa.

Por mais que existam negócios de diversos tamanhos e segmentos na internet, há algumas regras básicas que ajudam a otimizar essa fase de pré-abertura e o início das suas operações comerciais no ambiente virtual.

Por isso, fizemos um compilado com os principais passos necessários para iniciar as suas vendas on-line e começar com o pé direito.

Conheça a fundo o seu público-alvo

Depois que você escolhe o tipo de produto que será comercializado, é o hora de saber para quem vai vender, ou seja, o perfil de cliente que será o foco da sua estratégia de vendas.

Para conhecer bem essa persona, é preciso que sejam feitas pesquisas, a fim de entender e moldar o seu negócio:

  • suas necessidades
  • seus anseios
  • desejos
  • motivações principalmente para compras)

Foco nas vendas

Assim como a estrutura de uma loja física é diferente de uma on-line, as formas de abordar o potencial cliente, se relacionar e vender também são.

Mesmo que você tenha um site esteja funcionando bem e a sua marca esteja nas redes sociais, é fundamental que a sua vitrine apareça para o público-alvo na hora certa. Aliás, essa é uma das grandes vantagens de usufruir das vendas on-line.

Normalmente, de início, pequenos negócios são totalmente administrados pelo dono, devendo assumir esse importante trabalho que é o marketing digital.

Portanto, se você não pretende terceirizar essa parte e ainda não aprendeu nada sobre o assunto, é hora de arregaçar as mangas e conhecer esse mundo de ferramentas digitais que otimizam (e muito!) as vendas.

Comece rápido

Apesar de muita gente achar que para colocar o e-commerce no ar, ele deve estar na sua melhor forma, nas condições perfeitas desde o início, o importante é começar o quanto antes.

Tenha em mente que se você já possui a estrutura mínima para fechar as vendas de forma adequada, isso já é o suficiente para inaugurar.

Esperar que todos os detalhes estejam perfeitos para abrir o e-commerce pode representar a perda de um tempo precioso e até mesmo de oportunidades.

Durante esse tempo, a sua loja poderia ter realizado as suas primeiras vendas e, você, aprendido muito nessa experiência, além de antecipar possíveis ajustes.

Invista em conteúdo

Mesmo que você acredite no poder de venda das imagens dos seus produtos no e-commerce e das fotos postadas nas redes sociais, nunca subestime o poder de um bom conteúdo.

É o conteúdo que, muitas vezes, vai ajudar os seus seguidores e visitantes para finalmente decidir por comprar, além de a sua marca poder se tornar uma referência no segmento.

Então, invista em conteúdo nos mais diversos formatos, não apenas nas redes sociais e no site, mas considere incorporar:

  • e-mail marketing
  • blog
  • e outras estratégias de marketing digital

Quanto mais presença na internet, melhor para o seu negócio.

Escolha soluções eficientes e de confiança

Desde a plataforma, hospedagem do site, até os gateways de pagamento ou sistemas de gestão, assegure-se de que você está contratando soluções seguras para a criação e gestão no mundo on-line.

Quem já teve problemas com a estrutura do seu site, por causa da contratação de serviços falhos, sabe que esse tipo de “dor de cabeça” acaba em prejuízos, além de financeiro, para reputação da marca também.

Por isso, pesquise sobre o assunto, veja o que as pessoas comentaram sobre o serviço pretendido . Isso trará mais segurança sobre a sua escolha.

Agora que você já sabe como dar os primeiros passos para começar as suas vendas online.

Confira outros artigos do blog também

Aproveite e siga-nos na nossa página no Instagram e receba dicas diárias

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp