Nosso Blog

3 sinais da necessidade da automação na gestão do varejo

ERP varejo

Não tem jeito! Por mais que muitas empresas, pequenas, médias ou grandes, tentem fechar os olhos para alguns problemas, eles surgem. E apontam para a necessidade de implementação de um ERP de varejo, permitindo a automação de vários processos de trabalho. 

Mas como saber quando é a hora de contar com um ERP de automação no varejo? Sua empresa certamente dá sinais disso, principalmente em alguns departamentos: marketing, estoque e financeiro. 

Por isso, neste artigo, escolhemos criteriosamente esses sinais ou sintomas, que afetam qualquer empresa, mas que têm solução!

Quais as consequências de não utilizar um ERP de varejo?

Este artigo tem como objetivo ajudar nossos clientes reais e potenciais a identificarem os sintomas provocados pela gestão dos negócios sem automação. 

Mas, antes de tudo, vale destacar algumas consequências mais comuns que acontecem diariamente nas organizações.

Prejuízo financeiro

A primeira delas é o desperdício de dinheiro. Na área de marketing, por exemplo, podem existir custos elevados com materiais de papelaria quando a automação não está presente.

Então, a cada erro de impressão de etiqueta, a cada erro de impressão de preço, muitos materiais são desperdiçados. E, claro, gerando um prejuízo financeiro.

Trabalho extra e desmotivação da equipe

Se a refação de trabalho é grande, o cansaço e a desmotivação da equipe também crescem a passos largos. Um trabalho eficiente de equipe não pode sofrer ruídos em razão da falta de recursos tecnológicos. 

3 sintomas da falta de automação no varejo para ficar de olho! 

Sua equipe não produz em larga escala

No varejo, produzir em larga escala é essencial para o sucesso do negócio, para o ganho de competitividade e de lucros. 

Contudo, o que fazer se sua equipe não consegue aumentar a produção de produtos ou serviços, ou não consegue melhorar o atendimento em larga escala? A solução, por vezes, não é aumentar as horas extras ou contratar mais pessoas. 

A solução, nesse caso, certamente passa pela implementação de soluções tecnológicas como um ERP, que oferece agilidade na realização das tarefas. 

Com um ERP, sua equipe se torna capaz de executar tarefas com maior rapidez, sendo que várias atividades são totalmente automatizadas. Ou seja, nem precisa da participação diária e direta dos funcionários na execução do trabalho. 

Prazos que não são cumpridos

Prazos não cumpridos. Para as empresas que ignoram a automação das tarefas operacionais, se deparam com este sintoma.

Sendo assim, a equipe fica sobrecarregada por tarefas que poderiam ser automatizadas frequentemente não conseguem cumprir prazos. 

E a consequência disso é a perda de clientes, de vendas e até da reputação da marca. Além disso, a questão dos prazos não cumpridos tem impacto também nas equipes, que sofrem mentalmente e emocionalmente.

Ou seja, o bem-estar dos colaboradores é afetado, o que atinge diretamente a produtividade.

Muito foco no operacional. Zero foco na estratégia! 

Uma empresa que não cria estratégias e mede resultados não chega a lugar nenhum! Por mais que a parte operacional seja importante para a operação empresarial, os gestores e funcionários não devem abrir mão do tempo dedicado às ações de vendas. 

Contudo, como otimizar o tempo e poder focar mais nas estratégias? É simples! Conte com um ERP de varejo e automatize todas as tarefas que puder! 

A WBA pode te ajudar nesse processo com o nosso ERP de varejo. Com ele, você pode controlar vendas, pedidos, estoque, emissão de notas fiscais, etiquetas, fluxo de caixa e muito mais! 

Fale com um dos nossos consultores! 

E não se esqueça de seguir os nossos perfis nas redes sociais

Veja mais artigos como este!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp