Nosso Blog

Papel do ERP para varejo na transformação digital das empresas

Há anos os modelos de negócios vem passando por profundas mudanças, desde a chegada da internet e o amplo uso dos computadores. Já no século XXI, o cenário empresarial foi impactado também pela implementação do ERP para varejo e outras ferramentas que permitem às empresas serem mais ágeis e competitivas. 

Agora, mais do que nunca, o que as empresas buscam é a transformação digital completa, ou seja, com base em tecnologias inovadoras que as ajudem a superar desafios e a garantir o crescimento dos negócios. 

Portanto, neste artigo, vamos analisar melhor os caminhos da transformação digital e a função do ERP para varejo nesse cenário atual!

O que é transformação digital?

De forma simplificada, a transformação digital significa usar a tecnologia para criar formas inovadoras de fazer negócios. Assim é possível impulsionar o crescimento das empresas em mercados novos e existentes.

Para muitas empresas, a transformação digital implica no investimento em tecnologia (máquinas, dispositivos e sistemas) e em novos processos. Logo, cria-se um realinhamento do modelo de negócios, gerando valor para clientes e funcionários.

Além disso, a transformação digital também pode exigir que as empresas promovam mudanças em sua cultura organizacional. Afinal, é preciso que todos os gestores e colaboradores aceitem as novas tecnologias e processos e se adaptem bem a isso. 

Mas uma vez que isso acontece, as empresas encontram a oportunidade de atuarem conforme os conceitos e pilares do varejo 4.0. 

Quais são os benefícios da transformação digital?

Embarcar na transformação digital é atualmente uma questão de sobrevivência das empresas. Afinal, o mercado está mais globalizado e competitivo do que nunca, o que leva a uma necessidade de uso de recursos e ferramentas como:

  • Inteligência artificial;
  • Machine learning;
  • ERPs para varejo;
  • Cloud Computing;
  • Internet das Coisas (IoT).

De fato, são ferramentas e recursos que geram melhorias na experiência do cliente à medida que as empresas podem coletar e analisar dados sobre os consumidores. 

Ao passo em que cada empresa conhece o comportamento e as necessidades do seu consumidor, atraí-los, engajá-los e retê-los fica mais fácil. Além disso, a transformação digital proporciona outras melhorias, tais como: 

  • Maior colaboração entre departamentos;
  • Melhor agilidade e inovação.

Vantagens de cada tipo de tecnologia aproveitada no varejo 4.0

Enquanto a tecnologia de cloud computing facilita a digitalização de documentos nas empresas, melhorando a gestão administrativa, a inteligência artificial é capaz de aproximar marcas e consumidores. 

Além disso, os recursos de aprendizado de máquina utilizam dados sobre o comportamento do consumidor para “alimentar” as estratégias de marketing digital das empresas.

ERP para varejo

E o papel dos ERPs de gestão de varejo? Em resumo, um sistema ERP em nuvem, por exemplo o Storeware, dá aos gestores os dados de que necessitam para tomar decisões rápidas e sólidas. 

E isso ocorre porque o ERP de varejo automatiza tarefas como o controle de estoque e fluxo de caixa, produzindo relatórios gerenciais importantes para os negócios. 

No caso do Storeware, os recursos e funcionalidades oferecidas são ferramentas que promovem grandes diferenciais para o seu negócio. Assim, sua empresa pode desfrutar dos benefícios da transformação digital, reduzindo gastos e potencializando os resultados! 

Gostou do nosso artigo? Fique por dentro das novidades acompanhando nosso blog e nossas redes sociais. E, para tirar dúvidas sobre o ERP Storeware para varejo, fale com a nossa equipe comercial!

Para mais dicas acesse nosso Instagram http://instagram.com/wbagestao

Quer mais artigos como esse? Acesse aqui!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp