Provavelmente você já está cansado de ouvir que vender pela internet está crescerando muito, principalemente depois da pandemia, e de fato, as vendas pela internet em 2021 cresceram 27% em relação a 2020.
As pessoas aprenderam e se acostumaram a comprar nas plataformas de marketplace, pelo whatsapp e até mesmo pelas lojas virtuais. Por isso a tendência é que as vendas online continuem crescendo, mesmo com a abertura do comércio na rua.
Para que você não fique de fora das vendas online separamos algumas dicas de como você pode começar a vender pela internet (se você ainda não faz, ou se quer melhorar as suas vendas e não sabe como)
Plataforma de Marketplace
As plataformas de marketplace são ótimas alternativas para quem está começando a vender pela internet. mas não quer investir em uma loja virtual própria. Estas plataformas conectam vários vendedores e compradores de uma forma mais simplificada.
A vantagem de se optar em começar pelo marketplace é por as pessoas já conhecerem e confiarem na plataforma. Além de toda segurança que essas empresas dão tanto para o usuário, quanto para o vendedor.
Apesar de você pagar um pouco mais pelas comissões da plataforma, que variam entre 10% a 18% sobre o valor da sua venda (em algumas plataformas as taxas dependem do tipo de produto que você vende), vale a pena, pela visibilidade que seu produto terá.
Porém, como o marketplace é uma grande vitrine de produtos, há sempre uma grande disputa pelo preço mais baixo dos produtos.
O marketplace funciona da seguinte forma: você faz o cadastro da sua loja dentro da plataforma. Depois, você só precisa cadastra seu produto e colocar o preço, e a partir dai o produto já fica ativo no mesmo instante.
Dica Bônus: Boas fotos, uma descrição detalhada dos produtos ajudam a vender mais.
Assim que é realizada uma venda, a plataforma envia um aviso. Depois é só colocar no correio ou na transporadora, conforme foi a escolha do cliente.
Algumas plataformas que fazem bastante sucesso:
Para saber como aumentar suas vendas no marketplace acesse aqui
Loja virtual/ E-commerce
A loja virtual é uma forma de colocar a sua loja no meio online, e diferente do marketplace, você só terá produtos seus dentro dela. Por isso, você precisa cuidar desde da a parte do cadastro do produto até mesmo integrar sua loja com os meios de pagamento e os meios de entrega.
Diferente do marketplace, quando você decide abrir sua loja virtual própria, você precisa cuidar de toda a parte de divulgação para que ela comece a vender bem.
Não adianta só criar uma loja virtual e esperar que ela venda, mas é preciso investir na sua divulgação, o que para muitos lojistas é uma grande desvantagens.
Mas a grande vantagem da sua loja própria é que não há um compartilhamento de espaço com outros lojistas, ou qualquer disputa direta pelo preço mais baixo.
E também a questão do custo da plataforma, dependo da quantidade de vendas que você fizer sai bem mais em conta.
Algumas plataformas ajudam a construir sua loja virtual
Antes de escolher a sua preferida, avalie as vantagens e desvantagens de cada uma, tanto nos valores de mensalidade, taxas descontadas mas também, se é fácil ou difícil mexer na plataforma.
Veja aqui a importância do cadastro de produtos na sua loja virtual aqui
Como controlar as vendas dessas plataformas
Existem duas formas de você controlar as vendas pelas plataformas de marketplace e virtual, de forma manual, ou por um sistema, como o Storeware.
O Storeware integra todas as plataformas em um único painel para o gestor, onde ele consegue visualizar as vendas para separar e entregar.
De forma manual você precisar:
Entrar em cada uma das plataformas todos os dias, lançar no seu sistema, emitir nota manual, e depois embalar para enviar. Além disso você precisa ficar sempre de olho quando o estoque de algum produto acaba, para inativar seu produto dentro do marketplace ou loja virtual
Por um sistema integrador, como o Storeware:
Você recebe todos pedidos no seu sistema automático, gera a nota automática e você só precisa embalar e enviar, e assim que seu produto acaba, e fica sem estoque o próprio sistema envia para a plataforma o aviso para inativar o produto, e informar que o estoque acabou
Os dois modelos de negócios hoje em dia se complementam, não é preciso mais escolher entre ter uma ou outra, é mais do que possível (e aconselhável pelos especialistas), unir os dois e começar a vender pela internet.