fbpx

Nosso Blog

COMO COMEÇAR A VENDER PELA INTERNET

Provavelmente você já está cansado de ouvir que vender pela internet está crescerando muito, principalemente depois da pandemia, e de fato, as vendas pela internet em 2021 cresceram 27% em relação a 2020.

As pessoas aprenderam e se acostumaram a comprar nas plataformas de marketplace, pelo whatsapp e até mesmo pelas lojas virtuais. Por isso a tendência é que as vendas online continuem crescendo, mesmo com a abertura do comércio na rua.

Para que você não fique de fora das vendas online separamos algumas dicas de como você pode começar a vender pela internet (se você ainda não faz, ou se quer melhorar as suas vendas e não sabe como)

Plataforma de Marketplace

As plataformas de marketplace são ótimas alternativas para quem está começando a vender pela internet. mas não quer investir em uma loja virtual própria. Estas plataformas conectam vários vendedores e compradores de uma forma mais simplificada.

A vantagem de se optar em começar pelo marketplace é por as pessoas já conhecerem e confiarem na plataforma. Além de toda segurança que essas empresas dão tanto para o usuário, quanto para o vendedor. 

Apesar de você pagar um pouco mais pelas comissões da plataforma, que variam entre 10% a 18% sobre o valor da sua venda (em algumas plataformas as taxas dependem do tipo de produto que você vende), vale a pena, pela visibilidade que seu produto terá.

Porém, como o marketplace é uma grande vitrine de produtos, há sempre uma grande disputa pelo preço mais baixo dos produtos.

O marketplace funciona da seguinte forma: você faz o cadastro da sua loja dentro da plataforma. Depois, você só precisa cadastra seu produto e colocar o preço, e a partir dai o produto já fica ativo no mesmo instante.

Dica Bônus: Boas fotos, uma descrição detalhada dos produtos ajudam a vender mais.

Assim que é realizada uma venda, a plataforma envia um aviso. Depois é só colocar no correio ou na transporadora, conforme foi a escolha do cliente.

Algumas plataformas que fazem bastante sucesso:

Para saber como aumentar suas vendas no marketplace acesse aqui

Loja virtual/ E-commerce

A loja virtual é uma forma de colocar a sua loja no meio online, e diferente do marketplace, você só terá produtos seus dentro dela. Por isso, você precisa cuidar desde da a parte do cadastro do produto até mesmo integrar sua loja com os meios de pagamento e os meios de entrega.

Diferente do marketplace, quando você decide abrir sua loja virtual própria, você precisa cuidar de toda a parte de divulgação para que ela comece a vender bem.

Não adianta só criar uma loja virtual e esperar que ela venda, mas é preciso investir na sua divulgação, o que para muitos lojistas é uma grande desvantagens.

Mas a grande vantagem da sua loja própria é que não há um compartilhamento de espaço com outros lojistas, ou qualquer disputa direta pelo preço mais baixo.

E também a questão do custo da plataforma, dependo da quantidade de vendas que você fizer sai bem mais em conta. 

Algumas plataformas ajudam a construir sua loja virtual

Antes de escolher a sua preferida, avalie as vantagens e desvantagens de cada uma, tanto nos valores de mensalidade, taxas descontadas mas também, se é fácil ou difícil mexer na plataforma.

Veja aqui a importância do cadastro de produtos na sua loja virtual aqui

Como controlar as vendas dessas plataformas

Existem duas formas de você controlar as vendas pelas plataformas de marketplace e virtual, de forma manual, ou por um sistema, como o Storeware.

O Storeware integra todas as plataformas em um único painel para o gestor, onde ele consegue visualizar as vendas para separar e entregar.

De forma manual você precisar:

Entrar em cada uma das plataformas todos os dias, lançar no seu sistema, emitir nota manual, e depois embalar para enviar. Além disso você precisa ficar sempre de olho quando o estoque de algum produto acaba, para inativar seu produto dentro do marketplace ou loja virtual

Por um sistema integrador, como o Storeware:

Você recebe todos pedidos no seu sistema automático, gera a nota automática e você só precisa embalar e enviar, e assim que seu produto acaba, e fica sem estoque o próprio sistema envia para a plataforma o aviso para inativar o produto, e informar que o estoque acabou

Os dois modelos de negócios hoje em dia se complementam, não é preciso mais escolher entre ter uma ou outra, é mais do que possível (e aconselhável pelos especialistas), unir os dois e começar a vender pela internet.

Quer integrar sua loja virtual ou seu marketplace, fale com um dos nossos consultores pelo whatsapp por aqui

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp