fbpx

Nosso Blog

Como criar uma boa experiência de compra ao cliente?

experiência de compra

Oferecer uma boa experiência de compra ao seu cliente não é mais um diferencial neste momento. Com uma concorrência acirrada, criar estratégias para melhorias na experiência de compra é uma exigência para qualquer segmento do varejo. 

Além disso, os clientes têm à mão diferentes tecnologias que permitem avaliar, o nível de atendimento do varejo, de forma imediata. Por isso, se a sua empresa não está atenta a isso, pode acabar perdendo uma boa parte do mercado.

Sendo assim, confira neste artigo algumas estratégias para criar uma experiência de compra inovadora e eficiente, garantindo a retenção dos seus clientes! 

Por que a experiência do cliente é tão importante?

Uma empresa não pode existir sem seus clientes. Por isso, as empresas estão sempre em conquistar novos negócios e em fidelizar os clientes existentes.

Uma pesquisa da Bloomberg Businessweek aponta que um dos principais objetivos estratégicos dos empresários atualmente, é proporcionar ao cliente uma ótima experiência.

Além disso, outro estudo recente mostra que 75% líderes empresariais classificam a experiência do cliente no nível 5, em uma escala entre 1 a 5. 

3 Dicas para criar estratégias de uma boa experiência de compra para o seu cliente

1. Entenda quem são seus clientes

A primeira etapa para criar uma experiência de compra que seja atrativa é, sem dúvida, conhecer o seu cliente. Entender suas necessidades, preferências, medos, desejos e urgências. 

Quando sua empresa conhece as necessidades e desejos dos clientes, está dado o primeiro passo para se conectar com eles e criar uma relação duradoura e profunda. 

Uma maneira de fazer isso é segmentar seus clientes e criar personas (ou perfis de clientes). Então, tente dar a cada pessoa um nome e uma personalidade. Por exemplo: Joana, 35 anos, gosta de novas tecnologias e tem uma pequena empresa de gastronomia.

Ao criar personas, sua equipe terá mais recursos para oferecer um atendimento personalizado.

2. Visão e valores claros

É importante que sua empresa tenha uma visão clara e focada no cliente, o que facilita a comunicação com seus consumidores. A maneira mais fácil de definir essa visão é criar um conjunto de afirmações que atuam como princípios orientadores.

Além disso, lembre-se que os valores que direcionam sua empresa nos negócios também são os valores de muitos dos seus clientes. 

Quando os valores de ambos estão alinhados, a simpatia do cliente pela marca é muito maior, de fato! 

3. Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação ajudam a identificar o que o cliente gosta de comprar. Ao mesmo tempo, oferecem dados e informações que auxiliam na realização de melhorias no atendimento.

Além das pesquisas, sua loja tem a opção de contar com um ERP de varejo, um sistema que compila histórico de compras dos clientes. 

Com o ERP de varejo, por exemplo, o Storeware da WBA, você pode gerar alguns relatórios e ter em mãos, todas as informações de que necessita para tomar decisões e melhorar a sua gestão.

Para saber mais sobre o Storeware, fale conosco! 

Siga os nossos perfis nas redes sociais!

Quer ver mais artigos como este? Acesse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp