Nosso Blog

5 Estratégias que ajudam na retenção de clientes

5 Estratégias que ajudam na retenção de clientes

Além de gerir estoque, vendas e criar ações para atrair novos consumidores, todo empreendedor tem um desafio: reter clientes. Por mais fácil que possa parecer, a retenção de clientes é algo complexo, que não apenas precisa de estratégias como também do suporte de um ERP de gestão.

Mas uma coisa é certa: ao aliar a tecnologia de um ERP de gestão a estratégias bem planejadas e assertivas, é possível reter clientes com grande sucesso! Quer saber como fazer isso? Continue lendo este artigo!

Retenção de clientes: o que é e por que é importante?

Quem nunca ouviu a frase: “Cliente satisfeito volta mais vezes”?. Isso resume um pouco o significado da retenção de clientes, um conjunto de estratégias aplicadas pelas empresas, visando ganhar a preferência do consumidor. 

E certamente existem várias formas de conseguir isso, seja por meio de cupons de descontos, da oferta de kits, de programas de fidelidade, entre outros. 

Mas nenhuma dessas ações será tão impactante se você não tiver metas e planejamento. Além disso, poderá ter grandes problemas em reter clientes caso não use ferramentas tecnológicas para otimizar seu tempo e automatizar várias tarefas.  

Aliás, depois de citarmos as ferramentas tecnológicas, vamos ver como um ERP para varejo como o Storeware auxilia na retenção de clientes. 

Análise do cliente e do histórico de compras

Sabe como pode descobrir as preferência dos seus clientes para oferecer os produtos ou serviços dos quais eles necessitam ou desejam? Avalie o histórico de compras que o ERP de gestão de varejo disponibiliza.

Por meio desse recurso, você acompanha o histórico completo, com as últimas compras realizadas em um determinado período. Assim, pode avaliar produtos e marcas preferidas, aproveitando essas informações para novas ofertas.

Outras maneiras de conhecer sua persona são: 

  • Análise das redes sociais do cliente
  • Instalação de pixel de remarketing em seu site

Banco de dados completo para criar ofertas impactantes

Um sistema de gestão para varejo guarda informações valiosas sobre os clientes da sua empresa. Portanto, saiba aproveitar o recurso e os dados coletados com a finalidade de criar ofertas impactantes.

E você ainda pode enviar tais ofertas e descontos por e-mail ou por mensagem em aplicativos de conversas. 

Use um ERP de gestão para realizar pedidos com alta demanda

Se você conhece quais produtos seus clientes gostam e o que os motivam a voltar sempre a comprar em sua empresa, utilize isso em seu favor. 

Passe, então, a incluir os produtos em seu catálogo e em seu estoque, tendo sempre os itens disponíveis para os clientes fidelizados. 

Preze pelo atendimento!

Um cliente se torna fiel à marca quando ele gosta dos produtos, da qualidade, do preço e do atendimento. Assim sendo, não deixe a qualidade do atendimento de lado, pois isso é o ponto forte de qualquer empresa que se preocupa com o cliente. 

Mas onde um sistema de gestão de varejo entra nisso? Novamente, essa tecnologia permite compartilhar dados e informações de atendimento com toda a sua equipe. 

Desse modo, todos entendem melhor sobre as necessidades, expectativas e desejos de cada cliente. O que ajuda, principalmente, a criar um plano de atendimento mais personalizado e focado. 

Este artigo te ajudou a ter ideias para fidelizar seus clientes? Caso sim, compartilhe-o em suas redes sociais e aproveite para seguir os perfis da WBAGestão nas redes sociais!

Veja mais artigos como esse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp