Nosso Blog

Como fazer fechamento de caixa em seu negócio pet

Como fazer fechamento de caixa em seu negócio pet

Uma das tarefas mais importantes no dia a dia de uma loja pet shop ou outra empresa do segmento pet é o fechamento de caixa com ERP. Essa atividade, embora não seja complexa, garante um controle financeiro sem erros e sem prejuízos para a empresa. 

Por isso, aproveite as dicas que listamos neste artigo, onde vamos explicar mais sobre como fazer o fechamento de caixa usando um sistema de gestão.

O que é fechamento de caixa?

Em resumo, o fechamento de caixa é uma atividade que faz parte do processo administrativo de qualquer empresa, inclusive dos pet shops físicos ou online. 

Essa tarefa, o processo pode ser feito manualmente ou com suporte de um sistema automatizado, deve ser registradas todas as entradas e saídas de dinheiro ocorridas dentro de um período (diariamente). 

A verificação diária, de fato, permite a identificação de erros e a correção do saldo sempre que necessário, sem comprometer o fechamento do dia seguinte. 

Fechamento de caixa com sistema automatizado

Com um sistema ERP, o trabalho de fechar o caixa manualmente passa a ser realizado com auxilio da tecnologia

O fechamento de caixa com sistema ERP, o trabalho que é feito manualmente, passa a ser realizado com auxílio da tecnologia. Assim, gestores e funcionários ganham muitas vantagens:

  • Agilidade no procedimento de fechamento;
  • Precisão nos dados; 
  • Emissão de relatórios, etc.

Afinal, todo o processo de fechamento do caixa é automatizado, com todos os cálculos feitos de forma automática e rápida. 

Por que é importante fechar o caixa do pet shop ou clínica veterinária?

Fechar o caixa diariamente é uma ação que previne riscos e impede sua loja ou clínica de ser afetada por erros que prejudiquem a saúde financeira do negócio. 

No entanto, vale lembrar que o fechamento de caixa só é efetivo se todas as entradas e saídas de dinheiro são perfeitamente registradas. Caso contrário, o trabalho não surtirá o efeito desejado. 

Por isso, as palavras-chaves essenciais para ter sucesso no fechamento diário do caixa são “controle” e “atenção”.

Dicas para um fechamento de caixa com ERP eficiente

Com apenas 4 etapas simples, você mantém o caixa do seu pet shop organizado e muito bem gerido.

Registro do saldo inicial do caixa

Na abertura do caixa, antes do dia de trabalho começar, você já deve fazer o fechamento de caixa, sabia? Então, registre o saldo inicial relativo ao volume de dinheiro para troco e registre também a previsão de gastos para o dia. Essas são informações que não podem passar em branco no seu controle de caixa. 

Registro de entradas e saídas de dinheiro

Em resumo, faça os registros de todos os pagamentos que você recebe dos seus clientes. Além disso, os pagamentos feitos a fornecedores devem ser computados, igualmente, assim como sangrias e retiradas antecipadas de dinheiro. 

Se a sua loja utiliza um sistema de gestão ERP, esse trabalho fica muito mais simples e prático. Afinal, nossa plataforma conta com recursos e funcionalidades que automatizam várias tarefas de gestão do negócio. 

Conferência de valores

O fechamento do caixa é algo que exige cuidados e muita atenção, pois, uma vez fechado, não deverá ter erros. Por isso, faça uma conferência de todas as receitas e despesas que você registrou no sistema ERP. 

Depois de tudo registrado, o próprio sistema se encarrega de fazer o resto! 

Conclua o fechamento do caixa

Conferidos todos os registros, faça o fechamento de caixa com ERP, de forma automática, com a ajuda de um sistema de gestão.

Um sistema ERP que você pode utilizar com ampla eficácia é o StorePet, um software de gestão pet criado para você ter acesso a todas as informações de frente de caixa, fazer controle de estoque, controle de agenda, dentre outras tarefas.

Já conhece o StorePet? Se você ainda não conhece essa plataforma tecnológica para a gestão do seu pet shop, entre em contato conosco e solicite uma demonstração! 

Siga-nos também no Instagram: https://www.instagram.com/wbagestao/

Veja mais artigos como esse

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp